Espírito Santo

MP-ES em busca da solução do pó preto - Meio ambiente

Meio ambiente MP-ES em busca da solução do pó preto

Visando contribuir com a melhoria da qualidade do ar e diminuição do problema do pó preto na Grande Vitória, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), através do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa), participou, na quinta-feira (16/08), da segunda reunião da comissão de acompanhamento do Termo de Compromisso Ambiental Preliminar (TCAP).

O termo foi estabelecido entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e as empresas Vale e ArcelorMittal. O termo foi desenvolvido em mediação patrocinada pelo MPES e o Ministério Público Federal (MPF-ES). No encontro participaram os representantes das empresas e membros do MPES e do MPF.

Em decorrência da reunião ficou acordado que as empresas prestarão os esclarecimentos e atendimentos necessários em relação a qualquer pendência que há de surgir. Que o Iema se encarregará de fazer uma nova vistoria nas empresas. E que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deverá acompanhar com mais intensidade a situação em apoio às ações do Iema.

A ação possui como objetivo melhorar a qualidade do ar e da qualidade de vida da população da Grande Vitória, que muito sofre com as partículas de pó preto, seja na limpeza das residências ou por problemas respiratórios em consequência da inalação do pó.

A intenção dos envolvidos é a execução do plano, que prevê até 2023, o atendimento de 90% das diretrizes que constam do relatório elaborado pela Cetesb, incluindo a redução em 93% a emissão de pó preto.


Tags:



Publicidade