Espírito Santo

PIS/PASEP liberado para nascidos em agosto - Benefício

Benefício PIS/PASEP liberado para nascidos em agosto

Trabalhadores da iniciativa privada que nasceram no mês de agosto e os servidores públicos com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) final 1, poderão exigir o abono salarial referente a 2017 que já está liberado. O pedido de abono foi disponibilizado nesta quinta-feira (16) e o prazo final para recebimento é dia 28 de junho de 2019.

O PIS (Programa de Integração Social)/PASEP são contribuições sociais, devida pelas empresas. É um número cadastrado no cartão de CNPJ, ou no documento de cadastro do trabalhador, que tem o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, como privadas. O PIS PASEP é também uma espécie de segurança do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).


O recurso

Iniciado em 26 de julho, o crédito do abono do PIS/PASEP ano-base 2017 vai liberar o recurso aos trabalhadores de acordo com o mês de nascimento ou o número final da inscrição dos beneficiários.

Os trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacarão o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. E os funcionários públicos vinculados ao Pasep receberão pelo Banco do Brasil.


Programação

De acordo com o calendário de pagamento, os inscritos no Programa de Integração Social (PIS) que nasceram entre julho e dezembro vão receber o benefício ainda em 2018. Já os nascidos entre janeiro e junho poderão sacar apenas no ano que vem (2019). Em relação ao Pasep, os servidores públicos com inscrição final 0 a 4 recebem os recursos este ano e os de 5 a 9 no ano que vem (2019).


Requisitos

Cada trabalhador poderá sacar o proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2017. Além do tempo de serviço, para ter direito ao benefício o trabalhador deverá estar devidamente inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos para ter direito ao abono, além de ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


Nova chance

O novo período para pagamento do abono salarial ano-base 2016 está aberto desde 26 de julho. O novo prazo beneficiará quase 2 milhões de trabalhadores que não retiraram os recursos até 29 de junho deste ano. O valor total chega a R$ 1,44 bilhão.


Tags:



Publicidade