Espírito Santo

PRF-ES passará a utilizar novo bafômetro na BR-101 - Fiscalização

Fiscalização PRF-ES passará a utilizar novo bafômetro na BR-101

A partir do mês de setembro, a Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF-ES) passará a utilizar um novo aparelho para auxiliar a detecção do consumo de álcool por motoristas.

O equipamento detecta o álcool presente no ar, funcionando como um bafômetro, captando o ar presente no interior do carro, sem que seja necessário o sopro. Caso o aparelho confirme a presença de álcool no ambiente do carro, o motorista é conduzido a realizar o teste tradicional do bafômetro.

O aparelho teve um custo de R$ 2,8 mil, e será utilizado na BR-101. Sobre a funcionalidade do aparelho, Wylis Lyra, superintendente da PRF-ES explicou: "Ele seleciona aquele indivíduo que tem o odor etílico, que tem uma característica de ter ingerido a bebida alcoólica. Numa abordagem normal, eu paro o veículo, converso com o condutor e sinto aquele odor. Então, ele é convidado a fazer o teste do etilômetro. Esse equipamento já faz isso".

De acordo com a PRF-ES em funcionamento o aparelho acende uma luz verde quando não detecta a presença de álcool, e o policial libera o motorista. Se constatado em concentrações mínimas, acende a luz amarela, e o motorista já é convidado a fazer o bafômetro. E acendendo a luz vermelha, onde o aparelho capta grande concentração de álcool, o condutor é obrigado a fazer o bafômetro.

"A fiscalização do consumo de álcool exige um equipamento que emite um laudo. Então, o aparelho equipamento é à parte. Esse equipamento novo faz a seleção e, depois, o condutor vai fazer o teste normal", disse o superintendente.

Para Lyra o objetivo é fiscalizar, a maioria dos veículos possíveis, para ter uma abrangência maior. E a vantagem do aparelho é dar agilidade ao trabalho de fiscalização. "Enquanto o aparelho novo leva 20 segundos para fazer cada teste, o tradicional é entre cinco e dez minutos", destacou Lyra.


Tags:



Publicidade