Espírito Santo

Conta de energia ficará mais cara no ES - Saiba mais

Saiba mais Conta de energia ficará mais cara no ES

A partir deste mês de agosto, a conta de energia no Espírito Santo estará mais cara. O reajuste médio será de 15,87%. Os moradores residenciais terão um aumento maior, de 16,30%.

De acordo com a concessionária de energia EDP Espírito Santo, que é responsável pelo fornecimento de energia para 70 dos 78 municípios capixabas, atendendo 3,8 milhões de habitantes, o aumento da tarifa é devido ao maior uso de termoelétricas para a produção de energia. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entidade que controla o preço das tarifas no país, nesta terça-feira (7).

Segundo a EDP, os consumidores de alta tensão, aqueles que consomem mais energia diariamente como indústrias e shoppings, terão um aumento de 14,99%.

E os de baixa tensão, que é o caso das residências e pequenos estabelecimentos, o reajuste será de 16,30%.
Para justificar a medida, o diretor de regulação da EDP, Donato da Silva Filho, explicou que o aumento da cobrança está relacionado com a diminuição do uso de hidrelétricas no país por causa da falta de chuvas no período.

Assim a produção de energia ficou 12% mais cara, devido ao maior uso de termelétricas, e 2% por causa da variação do dólar sobre a produção na Usina Hidrelétrica de Itaipu. 

"Quando o cliente paga uma conta à EDP, a EDP também tem que pagar os fornecedores. Aí entra o pagamento a quem produz a energia, a quem transmite a energia e também os custos da própria empresa com a distribuição aos capixabas", explicou o diretor.

Ainda de acordo com a EDP, as contas de energia são reajustadas todo dia 7 de agosto e atualmente os consumidores estão pagando o regime da bandeira vermelha, o mais caro onde se utiliza também a energia vinda das termoelétricas, mas segundo o diretor, isso pode mudar com a vida das chuvas.

"Ser começarem as chuvas, as termelétricas serão desligadas e vai sair da bandeira vermelha", concluiu Donato.


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?