Castelo

Boi cai de barranco e outros 28 se jogam - Efeito manada

Efeito manada Boi cai de barranco e outros 28 se jogam

Um fato triste e muito curioso ocorreu em Castelo, no Sul do Espírito Santo, nesta quinta-feira (3), no distrito rural de Barra Alegre.

Segundo o dono de uma propriedade rural, um boi, provavelmente o alfa do grupo, caiu de um barranco enquanto pastava e morreu, em seguida os outros animais que estavam juntos pastando também se atiraram do barranco e morreram. Ao todo morreram 29 animais, causando um prejuízo aproximado de R$ 36 mil.

Na zootecnia o comportamento dos animais é explicado através do "efeito ou comportamento manada", quando os animais repetem o comportamento de outro, caso comum que também acontece com baleias quando encalham em grandes grupos.

O pecuarista Geovani Dorigueto contou que abriu o curral para os animais pastarem e eles chegaram perto do barranco. Um deles se aproximou de mais do limite e acabou caindo. Foi quando os outros foram atrás.

Muito abatido com o ocorrido, Geovani comentou a dificuldade e os perigos que enfrenta o produtor rural. "Tudo o que o homem faz durante cinco, seis anos vai numa hora. Estão aí, quase 30 novilhas mortas. De 30, tem uma que não morreu ainda. Fica a lição aí para a ambição", disse Geovani Dorigueto.


Tags:



Publicidade