Espírito Santo

Vereador Cabo Tikeira é afastado por 180 dias - “Rachid”

“Rachid” Vereador Cabo Tikeira é afastado por 180 dias

A Promotoria de Justiça Cumulativa de Nova Venécia, a pedido do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), afastou do cargo por 180 dias o vereador Luciano Pereira dos Santos (PV), conhecido com Cabo Tikeira, de Nova Venécia.

De acordo com o MP-ES, Luciano se utilizava do cargo para obter empréstimos bancários consignados em nome de servidores da Câmara de Nova Venécia. E os funcionários que não acatavam sua ordem de fazer os empréstimos eram ameaçados de exoneração.

Segundo a denúncia do ministério, a prática do vereador se enquadra no "Rachid", quando o agente político exige parte do salário de um servidor público em troca da manutenção do cargo.

O pedido de afastamento foi deferido segunda-feira (30), pelo juiz Marcelo Faria Fernandes da promotoria de Nova Venécia.

Segundo as investigações do MP-ES em curso, o vereador exonerava dos cargos quem se recusava a fazer empréstimos, além de ameaçar as testemunhas ouvidas no procedimento para apurar o caso. "Vale registrar que tenham ou não essas ‘atitudes’ surtido os questionáveis efeitos pretendidos, o fato é que está caracterizada a intenção de prejudicar a instrução processual, vez que resta configurada a intenção maliciosa de manipular a futura produção das provas de procedimento de investigação", diz trecho da decisão.

Mesmo afastado Luciano dos Santos continuará recebendo o salário e benefícios de vereador.


Tags:



Publicidade