Vila Velha

Raiz Forte realiza programa itinerante na Grande Vitória - Arte

Arte Raiz Forte realiza programa itinerante na Grande Vitória

Nascido em 2011, o Projeto Raiz Forte retoma um programa que propõe um mergulho no processo criativo de artistas visuais. O "Desmontagem" pretende criar espaços de troca de conhecimento entre artistas e seu público com incentivo a criação de novas conexões, possibilidades e olhares, interligando a ancestralidade, saberes tradicionais e práticas contemporâneas. 

Serão selecionados três artistas para segunda edição do programa. As inscrições serão realizadas via formulário on-line, no endereço www.facebook.com/projetoraizforte/, durante o período de 19 de julho a 02 de agosto de 2018. O resultado será divulgado até o dia 20 de agosto via Facebook do Raiz Forte (www.facebook.com/projetoraizforte) e também via e-mail dos selecionados.

O programa também está com chamada aberta para colaboradores nas áreas de Comunicação, Arte Educação, Produção e Audiovisual. Os interessados podem acessar o formulário disponível no endereço encurtador.com.br/vBHM0.

O Desmontagem foi lançado no ano passado. À época, os encontros aconteceram no Centro de Vitória, sob mediação da artista e idealizadora Charlene Bicalho. Por lá passaram os artistas Castiel Vitorino (ES), Nicolas Soares (BA), Kika Carvalho (ES), Januário Garcia (RJ), Thiago Balbino (ES), Coletivo Kuirlombo (Castiel Vitorino - ES), Napê Rocha (ES) e Winny Rocha (ES). Neste ano, a equipe de trabalho conta com, além de Charlene, com o artista Winny Rocha e o designer Welber Chagas.

"Nós identificamos que há um déficit de espaço para que grupos e artistas tenham oportunidade de compartilhar seus fazeres criativos. Por isso, vamos promover o programa Desmontagem nos mais diversos espaços para oportunizar o encontro do artista com o seu público, seja aonde for", disse Charlene, idealizadora do Projeto Raiz Forte e do Desmontagem.

As propostas serão selecionadas por Diane Lima (SP), curadora independente, pesquisadora e diretora criativa. Mestra em comunicação e semiótica na PUC-SP, o trabalho de Diane está concentrado em experimentar práticas artísticas e curatoriais multidisciplinares, desenvolvendo dispositivos de aprendizado coletivo com foco em processos de criação e produção de conhecimento.

Em 2015, ela criou o AfroTranscendence, programa de imersão em processos criativos para promover a cultura afro-brasileira contemporânea. Entre os projetos mais recentes estão a curadoria da exposição Diálogos Ausentes montadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, programa do Itaú Cultural que discutia a presença dxs negrxs nas mais diferentes áreas de expressão.

Inspirado nos espaços Segunda Preta (BH), Segunda Black (RJ), Terça Afro (SP) e Aparelha Luzia (SP) que movimentam o cenário artístico em que estão inseridos, o Raiz Forte dá continuidade à construção de espaços e consolidação da cena preta do Espírito Santo". finaliza Charlene.




SERVIÇO:

Inscrições de artistas no programa Desmontagem: 19 de julho a 02 de agosto 2018;

Inscrições de colaboradores no programa Desmontagem : julho a novembro 2018;



CONTATO:

Charlene Sales Bicalho;

[email protected]

(27) 99903-3926.


Tags:



Publicidade