Vitória

Jardim da Penha terá Feira de Adoção neste sábado - Amor

Amor Jardim da Penha terá Feira de Adoção neste sábado

Há dois anos, "Lasanha" está no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) aguardando uma família que queira adotá-la. Castrada e vacinada, a cadela de seis anos já participou de várias feiras, mas não conquistou um novo lar. Dócil e carinhosa, ela participará da Feira de Adoção de Animais, neste sábado (28), na praça do supermercado Carone, em Jardim da Penha, das 9 às 13 horas.

Quem prestigiar o evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), poderá conhecer também outros animais disponíveis para adoção, como "Fada", "Soraia", "Bela", "Mel", "Dobby", "Pandora" e "Benji". Todos eles são caninos e foram castrados, vacinados e vermifugados.

A veterinária do CVSA, Renata Bessa, destacou a importância do ato da adoção. "Ao adotar, a pessoa ajuda a combater o abandono. Alguns estudos comprovam também que a relação entre os animais e o homem é capaz de fortalecer laços familiares e amizades, além de trazer benefícios à saúde física e mental", disse.

Ela completou: "Os animais merecem uma chance de ter uma família e viver com amor, dignidade, companheirismo e, sobretudo, com a retribuição da fidelidade que eles nos doam. Vamos dar às pessoas a oportunidade de se apaixonar por um animal e preencher a casa com um novo amiguinho".

Lasanha.


Guarda responsável

O CVSA ainda reforça a importância da guarda responsável. "Não basta querer um animalzinho ou fornecer alimento e água. Quando se assume um animal, assume-se toda a responsabilidade por sua alimentação, saúde e bem-estar. O animal deve ser mantido sem acesso livre à rua para não causar incômodo a outras pessoas ou outros animais".


Mel.


Recolhimento de animais

O CVSA só recolhe animais com base no risco à saúde pública. Sendo assim, de forma geral, são situações passíveis de recolhimento:

animais atropelados (por serem suspeitos de doença neurológica, como a raiva);
animais que manifestam comportamento agressivo sem estímulo aparente;
fêmeas no cio (por estimular o comportamento agressivo entre machos);
fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da ninhada e coloquem em risco a população do entorno.


Soraia.


Quem pode adotar

Para adotar um animal, é preciso ser maior de 18 anos e apresentar CPF, RG e comprovante de residência. A adoção pode ser feita diretamente no CVSA, que fica na rua São Sebastião, s/nº, Resistência. Hoje, o canil conta com 79 animais, sendo que 67 cães estão aptos para adoção.

A visitação ao canil acontece de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, exceto feriados.





Tags:



Publicidade