Aracruz

Associação Jascom de Jacupemba completa 30 anos - Cultura e Lazer

Cultura e Lazer Associação Jascom de Jacupemba completa 30 anos

Há 30 anos, motivada pela crença de que a participação política dos cidadãos (para além do voto) pode trazer importantes e inúmeros benefícios para a sociedade, era criada, oficialmente, no distrito de Jacupemba, a Associação Jascom (Jovens Amigos a Serviço da Comunidade). 

Os integrantes da associação esboçaram seu trabalho quatro anos antes, a partir de um grupo de jovens que se mobilizou ante a falta de perspectivas culturais para o distrito, que relativamente distante da sede do município, ficava à margem das políticas públicas para cultura, lazer e entretenimento. 

Dessa forma, surgiu a necessidade de que o distrito tivesse um local para que eventos de natureza cultural pudessem ser realizados. Assim, com o engajamento da comunidade, começaram a ser realizados pequenos eventos com objetivo de alocar os recursos para aquisição de um terreno com 2 mil metros quadrados e no ano de 1988 o grande projeto: A Festa do Verde (realizada por mais de 20 anos) que aliava momentos de lazer com shows musicais, engajamento e descontração para toda a comunidade com uma forte campanha de educação ambiental.

Com a Festa do Verde foi gerada uma movimentação no distrito que era muito carente de entretenimento e a conscientização dos moradores da importância da preservação e cuidados com o meio ambiente. Outra função da festa era de arrecadar recursos para a construção da sede da associação. Nos primeiros 5 anos a festa acontecia na rua principal do distrito, depois de muita luta e com a compra do terreno a festa passou a ser realizada no terreno da Associação. Para adquirir o terreno, os voluntários realizaram juntamente com as Festas do Verde diversos eventos menores, como rifas, bingos e bailes.

Além das festividades, a Jascom promovia palestras para agricultores, oficinas para alunos das escolas do distrito durante ao longo do ano e distribuição de mudas de árvores de madeira de lei e frutíferas para a população, distribuindo de 2 a 5 mil mudas por ano em cada evento da Festa do Verde. Atividades teatrais e de danças, gincanas envolvendo toda a comunidade de Jacupemba e comunidades vizinhas, aconteciam durante o ano animando a comunidade.

A Associação Jascom, promoveu por meio da Festa do Verde a sensibilização para um problema, na época, pouco discutido no município: a necessidade de preservação dos recursos naturais. Além de todo o trabalho desenvolvido no distrito de Jacupemba, a Associação prestou um grande serviço a todo o município de Aracruz no sentido de motivar e mobilizar que outras organizações se formassem e conquistassem benefícios para as suas comunidades. 

Após a construção de sua sede, um prédio com mil metros quadrados, a Associação pode realizar outro sonho: a implantação da Biblioteca Comunitária. A sede serviu, ainda, durante alguns anos como sede provisória da Associação Lar São José, que presta atendimento sócio educativo a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e, no período de 2013 a 2017 como anexo da EMEF Professora Maria Inês Della Valentina sediando 7 salas de aula. Atualmente, o local é utilizado pelo grupo da 3ª Idade do distrito.

Assim a Jascom é uma conquista de todos os cidadãos de Jacupemba, que zelam por um melhor distrito, e que continue fazendo este belo trabalho que vem sendo realizado desde sua fundação.


Sede da Jascom em Jacupemba - Aracruz.



Tags:



Publicidade