Serra

300 professores são afastados com diplomas falsos na Serra - Fraude

Fraude 300 professores são afastados com diplomas falsos na Serra

Ao longo dos seis primeiros meses deste ano letivo, a Prefeitura da Serra demitiu 300 professores que utilizaram diplomas e certificados falsos nos processos seletivos do município. 

As fraudes foram descobertas pela própria prefeitura durante a averiguação dos selecionados para a contratação. 

De acordo com Alexandre Viana, secretário de Administração e Recursos Humanos da Serra, as denúncias foram repassadas ao Ministério Público que tomará as medidas cabíveis. "Durante o processo seletivo, a gente vai averiguando, porque tem a fase apenas de inscrição na internet e, depois, de averiguação de documentação. Durante esse período de averiguação, a gente descobriu, infelizmente, ao longo desses seis meses, 300 professores que apresentaram diplomas falsos", disse Viana.

Segundo o secretário, alguns professores chegaram a administrar aulas no município por 15 dias, durante o processo de averiguação, porém logo foram afastados quando confirmado as irregularidades. 

Sobre o trabalho de checagem, Viana falou. "A gente procurava ao MEC ou a instituição e via que o diploma não tinha fundamento. Eram instituições públicas e privadas, mas todas elas são parceiras da prefeitura na apuração desses fatos. Depois que a gente apura, a gente encaminha ao Ministério Público, que fica com a parte investigativa e punitiva", explicou.

Para o secretário o problema não prejudicou os alunos. "A gente tem uma reserva técnica de professores. Nenhum aluno ficou sem aula", declarou.


Tags:



Publicidade