Espírito Santo

Iniciada nova fase de operações da PM-ES com drones - Segurança

Segurança Iniciada nova fase de operações da PM-ES com drones

A Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) fez uma demonstração utilizando um drone no Bairro da Piedade, nesta quarta-feira (4). O drone é um veículo aéreo não tripulado controlado a distância. No caso é utilizado para visualizar o terreno do alto, facilitando o avistamento de possíveis ameaças. A PM-ES possui três drones de última geração, com câmeras de alta resolução, com custo aproximado de R$ 8 mil cada.

Sobre a função primordial do equipamento, o tenente-coronel Novaretti, subcomandante do Comando de Polícia Ostensiva Especializada, explicou. "O drone ou RPA (do inglês "Remotely Piloted Aircraft" = aeronave pilotada remotamente) é a possibilidade da ampliação do campo de visão policial. Então, em uma operação corriqueira, essa plataforma possibilidade de gerar imagens online para que o operador possa instruir a tropa", disse Novaretti.

Segundo a PM-ES, o drone pode ser utilizado em diversas ocasiões. Como no patrulhamento ostensivo, operações policiais para subir os morros, em blitz, em locais com grande aglomeração de pessoas. Devido o aparelho possuir uma câmera de alta resolução, ele pode atingir uma grande altitude e passar despercebido por criminosos. Para poder utilizar o aparelho a qualquer dia e momento, a PM-ES possui uma autorização especial.
Para manipular o aparelho foram treinados 11 policiais, tendo início à primeira turma de RPA da polícia capixaba. "Nós fizemos essa primeira etapa. A partir daí, já estamos operando", disse o tenente-coronel.

De acordo com Novaretti, os drones estão disponíveis nos grandes comandos de policiamento, e logicamente não irão substituir os helicópteros usados pela polícia. "Cada um tem seu emprego garantido e específico. O drone tem campos de visão muito bons, mas ainda limitados", informou o subcomandante.


Vista do alto enviada pelo drone.


Policiais subindo o Morro da Piedade com a vigília de cima do drone.



Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?