Iúna

Incaper Inaugura laboratório para avaliação do café - Homem do campo

Homem do campo Incaper Inaugura laboratório para avaliação do café

Neste sábado (30), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), inaugurou em sua Fazenda Experimental em Venda Nova do Imigrante, o Laboratório de Pós-Colheita para Avaliação de Qualidade dos Cafés Capixabas.

Agora os estudos científicos sobre a cadeia produtiva do café realizado pelo Incaper terão uma estrutura diferenciada e de ponta para auxiliar o trabalho dos pesquisadores. No local, serão realizadas diversas atividades como: análises de pós-colheita tanto do café conilon quanto de café arábica, classificação e degustação dos cafés, processamento, secagem, e beneficiamento do café para avaliação.

Na solenidade de inauguração do laboratório, estiveram presentes a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, o diretor técnico do Incaper, Gilson Tófano; do secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima; o subsecretário de Agricultura, Marcus Magalhães, pesquisador do Incaper e coordenador de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho, e demais autoridades locais e estaduais.

Para o pesquisador Abraão, que trabalhará no laboratório, os principais beneficiados serão os produtores capixabas. "As tecnologias pesquisadas no laboratório serão disponibilizadas a todos os cafeicultores capixabas. Ao certificar, por meio de análises, a qualidade dos cafés cultivados nas suas Fazendas Experimentais, o Incaper tem a segurança ainda maior de entregar ao produtor rural uma tecnologia testada e aprovada. Além disso, o local poderá ser utilizado para o treinamento de produtores rurais", disse Abraão. 

De acordo com o secretário Ideraldo Lima, a nova estrutura será fundamental para os interesses capixabas no setor. "Em 60 dias na Seag considero essa agenda uma das mais importantes. Como secretário de agricultura e técnico, sei da importância deste laboratório para o pesquisador, pois é aqui que terá infraestrutura e assistência técnica para alcançar qualidades a nível mundial. A entrega desta nova estrutura mostra que os trabalhos desenvolvidos pelo Governo estão no caminho certo e que o Espírito Santo tem feito o dever de casa", comentou o secretário.

Conforme Nara Tedesco, a inauguração é um marco para a agricultura do Espírito Santo. "Juntamos esforços e muita paixão para estarmos aqui hoje. Os experimentos científicos com os cafés agora podem contar com um reforço a mais no quesito qualidade com a inauguração da nova estrutura do laboratório. Temos a premissa então de entregar aos produtores rurais uma tecnologia testada e aprovada", disse a diretora-presidente do Incaper.

Segundo o diretor-técnico Gilson Tófano, as tecnologias desenvolvidas serão repassadas aos produtores capixabas de imediato. "As tecnologias em cafeicultura desenvolvidas pelo Incaper são colocadas em prática diariamente, sob as orientações de nossos técnicos locais, em todos os municípios capixabas. São práticas no campo que promovem, cada vez mais, um salto em produção, produtividade e qualidade da cafeicultura capixaba", salientou o do Incaper,
Diversos produtores participaram da solenidade, dentre eles, Zenon Ângelo de Oliveira, produtor de café arábica de Domingos Martins, que disse sobre o novo laboratório. "Vim para conferir a nova estrutura, prestigiar e para me aperfeiçoar. Quero saber como colher para chegar ao café de maior qualidade".

Durante o evento, foram realizadas palestras técnicas sobre a Poda Programada de Ciclo do Café Arábica (PPCA) e sobre o Projeto Sustentabilidade em Café do Espírito Santo, desenvolvidos pelo Incaper. E uma visita técnica que apresentou aos produtores presentes aspectos relacionados à qualidade de degustação, processo de secagem e beneficiamento e manejo de poda.

Na oportunidade também foi apresentado aos participantes a nova estação meteorológica do Incaper na Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante.

Realizaram o evento, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, o Incaper e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. O evento contou com o apoio do: Sebrae, Faes/Senar, Coopeavi, OCB, Centro do Comércio do Café de Vitória, Cetcaf, Cooabriel, Cafesul e Conab. Ufes, Fapes, Ifes, CNPq, Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café Plataforma Global do Café foram parceiros na realização do evento, que ainda contou com o os seguintes patrocinadores: Agropecuária JC, Casa do Adubo, Banco do Brasil, Olifértil, Fênix, Sicoob, Fertilizantes Heringer, Straf-VNI, Nutrientes Casa e Campo e Defagro.


Tags:



Publicidade