Linhares

Sessão Solene homenageia Caboclo Bernardo e moradores - História

História Sessão Solene homenageia Caboclo Bernardo e moradores

Noite dessa sexta-feira foi de homenagens ao herói capixaba Caboclo Bernardo e à personalidades da Vila de Regência


A noite dessa sexta-feira (22) foi de festa e celebração à figura de Caboclo Bernardo que colocou Regência, litoral de Linhares, em destaque e é celebrado desde 1930. A Câmara Municipal de Linhares realizou Sessão Solene em homenagem ao herói e condecorou com honrarias personalidades da vila de pescadores.

Foram entregues moções de honra e a Comenda Caboclo Bernardo a 10 pessoas que fazem a diferença na região. A lista com os nomes dos homenageados segue abaixo. Também fez parte da solenidade a Banda de Congo Mirim e Adulto de Regência que animou os presentes com as casacas e os batuques dos tambores. A deputada estadual Eliana Dadalto e o prefeito de Nova Venécia Lubiana Barrigueira também estiveram presentes na ocasião.

A vice-presidente da Associação de Moradores de Regência (Amor), Sulamita dos Santos, fez uso da palavra para pedir apoio do Governo do Estado para a estrada de chegada a Regência, que ainda é de terra e precisa de ser asfaltada para melhoria da locomoção dos moradores da vila. O vereador Jean Menezes e a deputada também fizeram uso da palavra e reafirmaram a necessidade do asfaltamento da estrada de Regência.

As festividades na vila continuam até domingo (24), com shows, teatro, dança e folclore aos moradores e visitantes para celebrar o herói Caboclo Bernardo.


Condecoração da CML

Helenita Souza Teixeira;

Fabio Gama Gomes;

Maricilvio Porto de Oliveira;

Katia dos Santos Alvarenga dos Santos;

Beijamin Vicente Santana;

Raimundo Evaldo Moura;

Julio Cesar Gonçalves Quintas D Oliveira;

José Sousa de Barcelos.

Comenda Caboclo Bernardo

Adbon Claudino;

Guimaldo Firmino.


História

Nascido no ano de 1855, em Regência Augusta, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, aprendeu desde criança os segredos do rio e do mar, de onde tirava seu sustento como pescador e catraieiro. Exímio navegador, Bernardo entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce.

Era madrugada do dia sete de setembro quando o navio Imperial Marinheiro chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. A população de Regência se mobilizou para tentar salvar a tripulação, mas pouco se podia fazer por conta do mar violento.

Foi quando, ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando uma corda por onde os tripulantes poderiam vir, um a um, pendurados até à praia. Dos 142 tripulantes, 128 conseguiram se salvar. Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel e recebeu uma medalha de ouro pelo ato de bravura. O herói morreu em 3 de junho de 1914. 


Tags:



Publicidade