Espírito Santo

Inverno chega e promete ser mais ameno no ES - Incaper

Incaper Inverno chega e promete ser mais ameno no ES

A estação mais fria do ano começou nesta quinta-feira (21), às 07h07, e estende-se até o dia 22 de setembro às 22h53, quando tem início a primavera. No Hemisfério Sul, onde se localiza o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

Segundo a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o estado do Espírito Santo terá o inverno de 2018 mais ameno em comparação ao ano passado. "Para 2018, espera-se que a passagem de frentes frias seja menos frequente e que as mesmas venham acompanhadas de massas de ar polar menos intensas. Assim espera-se um inverno não tão rigoroso com relação à temperatura. As chuvas devem ocorrer dentro da normalidade para a estação, com os maiores acumulados sendo observados principalmente no setor sudeste do Estado", explicou a meteorologista do Incaper, Thábata Brito.

O inverno de 2017 no Espírito Santo teve uma má distribuição espaço-temporal das chuvas, trazendo o acúmulo de chuva em certas regiões e estiagem em outras. Somente o mês de julho teve chuva acima da média esperada. Em relação à temperatura, a estação foi mais fria que o normal em todo o estado capixaba, com tardes mais amenas e madrugadas ainda mais frias. Em 07 de agosto de 2017, foi registrada a noite mais fria do ano, quando a estação meteorológica do Incaper em Aracê registrou 3,2 °C.

Para este ano, a média acumulada de precipitação é prevista, em média, abaixo dos 100mm no oeste do estado, entre 200mm e 300mm no sudeste e entre 100mm e 200mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficarão em torno dos 24ºC na Região Serrana e 27ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficarão em torno dos 13ºC na Região Serrana e dos 17ºC nas demais regiões.


Agricultura e a chegada do inverno

Com a chegada do inverno as plantas diminuem seu metabolismo e atividade fisiológica. Espécies podem entrar em dormência, assim como outras precisam do frio para florescer. Videiras, abacaxizeiros, entre tantas outras espécies, dependem de temperaturas mais baixas para florescerem naturalmente.

"Por outro lado, algumas espécies precisam dos dias mais curtos e do frio invernal para produzirem, como algumas variedades de morango e diversas hortaliças, que apresentam maior produção durante o período mais frio do ano. Temos grande oferta de morango, chuchu, inhame, citros, abacate, couve-flor, alface, repolho, batata baroa, entre tantas outras olerícolas", explicou Cintia Bremenkamp, extensionista do Incaper.


Agroturismo em alta

Com o inverno vem o incremento do turismo ecológico. A região de montanhas do Espírito Santo é muito procurada nessa época, onde muitos turistas visitam os empreendimentos que oferecem turismo rural e agroturismo, consumindo produtos e serviços diversos, principalmente alimentos e hospedagem.

"Neste sentido, o Incaper, em parceria com outros órgãos e entidades, vem desenvolvendo ações de assistência técnica e extensão rural para a promoção da agroindústria, do turismo rural e do agroturismo, além do artesanato junto às famílias rurais. Estas atividades fortalecem a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, favorecendo a diversificação das fontes de geração de trabalho e renda dentro da propriedade rural e contribuindo para a inserção do jovem e da mulher como empreendedores destes segmentos produtivos", informou Ana Penteado, extensionista do Incaper.


Tags:



Publicidade