Linhares

Festa de Caboclo Bernardo é neste fim de semana - Cultura

Cultura Festa de Caboclo Bernardo é neste fim de semana

Nos dias 22, 23 e 24/06, a Vila de Regência em Linhares, celebrará com muita gente bonita, música e alegria a tradicional Festa de Caboclo Bernardo. A festa que celebra o herói capixaba contará também com o 28º Encontro Nacional de Bandas de Congo.

O evento é realizado pela Associação de Moradores de Regência, e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e da Fundação Renova.

Além das bandas de congo, os turistas e locais poderão aproveitar os shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas ao longo dos três dias de festividades. Como de costume, a programação será concentrada no centro da vila, na Praça Caboclo Bernardo.

Grandes bandas já confirmaram presença, como: Casaca, Fogo na Coisa e Comichão.

No domingo (24), o 28º Encontro Nacional das Bandas de Congo vai percorrer as ruas da vila, terminado e se concentrando na pousada da Tia Mariquinha.

Para Ivan Salvador, secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Linhares, o objetivo principal da festa é de reestruturar e fomentar o turismo na região e manter a tradição da festa que é realizada há 88 anos em Regência. "Nosso propósito é reestruturar e fomentar o turismo em toda a região. A festa se tornou, ao longo dos anos, um importante evento cultural, com ampla programação de shows e músicas folclóricas. Enquanto administração pública o objetivo é fortalecer a cadeira produtiva do turismo, agregando valores e gerando emprego e renda, além da importância cultural e social que a festa de Caboclo Bernardo tem para a história do Município", explicou o secretário.

Segundo Fábio Gama, membro da Associação de Moradores de Regência (AMOR), é muito importante a festa para a comunidade e para manter a história. "Gerar trabalho e renda local, através da realização de um evento tradicional sociocultural e turístico de valor histórico, promovendo e fortalecendo os valores históricos e socioculturais da região e do Espírito Santo com a integração dos diversos grupos folclóricos, faz com que perpetuamos a história da vila. É uma festa de gerações e que muito contribui para a valorização da cultura e do turismo de Regência, principalmente após a lama de rejeitos atingir a foz do Rio Doce, em Regência", disse Fábio.





Tags:



Publicidade