Pinheiros

Espírito Santo produz sua primeira placa de MDF - Progresso

Progresso Espírito Santo produz sua primeira placa de MDF

Está marcada para esta quinta-feira (14) a produção da primeira placa de MDF (madeira de média densidade) do Espírito Santo. A façanha é da empresa Placas Brasil S/A, que está instalada no município de Pinheiros, Região Norte do Estado.

Enquadrada no programa estadual de incentivo ao desenvolvimento (Invest-ES) em dezembro de 2016, a Placas Brasil produzirá painéis de MDF cru e revestido, principalmente para a indústria moveleira, em especial para os mercados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Nordeste. A capacidade de produção será de 25 mil m³ por mês, sendo 12 mil revestidos. Inicialmente a empresa produzirá placas de MDF cru para o mercado moveleiro de Linhares, que atualmente compra o MDF de São Paulo ou do Paraná. 

Pela posição estratégica, tanto na obtenção de matéria prima (eucalipto), como de ser a fábrica mais próxima da região norte e nordeste (as maiores empresas de MDF do Brasil são de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais), as Placas Brasil é um empreendimento que tem tudo para dar certo.

Durante as obras da planta industrial, o número de trabalhadores chegou a 700. E atualmente a empresa possui 160 empregos diretos e 450 indiretos. Com área total de 650.100 m², sendo que 164.500 m² correspondente à APP (Área de Preservação Permanente), 485.600 m² de área disponível para aumentar a fábrica – incluindo futuras expansões –, e 136.000 m² de área efetiva da planta fabril. O projeto em andamento prevê investimentos de R$ 450 milhões na indústria e mais R$ 100 milhões na base florestal.

Uma fábrica de MDF no Estado é um desejo antigo, em especial para a cidade de Linhares que possui um dos maiores polos de indústria moveleira no país. A concepção de trazer para o estado este empreendimento surgiu por iniciativa do Sindicato da Indústria de Madeira e Móveis de Linhares e Norte do Espírito Santo, com o objetivo de tornar mais competitiva a produção moveleira de Linhares, visto que o principal componente desta indústria, o MDF, consiste em produto volumoso de médio valor agregado, com considerável percentual do seu preço associado ao custo de logística.





Tags:



Publicidade