Anchieta

Festa de São José de Anchieta é encerrada com muito sucesso - Padroeiro do Brasil

Padroeiro do Brasil Festa de São José de Anchieta é encerrada com muito sucesso

A Festa Nacional de São José de Anchieta acontece anualmente no município de Anchieta e comemora o aniversário da morte do padre jesuíta espanhol que é fundador e dá nome à cidade. A festa que dura aproximadamente 2 semanas, possui como dia auge 09 de junho, data do falecimento do padre.

São José foi um dos pioneiros de trazer o cristianismo da Europa para o Brasil. Era um defensor dos índios, e estudioso das línguas portuguesa (um dos primeiros autores da língua portuguesa, compôs inúmeras peças teatrais e poemas) e Tupi, sendo o primeiro "branco" a criar uma gramática da língua tupi. Foi Anchieta também um dos fundadores da cidade de São Paulo.

Festa máxima do município, conta com uma programação diversa, de celebrações, tríduos, eventos culturais, gastronômicos, esportivos, shows musicais, seminários e exposições. Neste ano, os festejos se iniciaram no dia 26 de maio com uma procissão luminosa de Ubu ao Santuário. Diversas peregrinações e desafios esportivos ocorreram ao longo da festividade, com objetivo de saudar o copadroeiro brasileiro. Passos de Anchieta, Romaria dos Devotos, Pedal Missão Jesuíta 24 horas, Maratonas de natação e corrida e Desafio Ciclismo São José de Anchieta, foram alguns exemplos de demonstração de fé e carinho dos participantes.

No dia auge do evento, no Centro Cultural Thiago Bezerra Leite, aconteceu a tradicional missa solene e a transferência simbólica da capital capixaba para Anchieta. A missa realizada no adro do Santuário, foi transmitida para todo o Brasil pela Rede Século 21, e contou com a presença de mais de 3 mil pessoas, que se emocionaram e renovaram sua fé.
Muitos turistas participaram da solenidade, como a administradora Ana Luzia de Almeida, da cidade de Colatina, que se emocionou com espetáculo. "É o sétimo ano que participo da missa. Este ano trouxe meu marido, filhos e pais para também conhecerem o santuário e um pouco mais da vida de São José de Anchieta, meu santo de devoção", disse Ana.



Para o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, que participou de todos os dias da Festa, a ampla participação da comunidade local foi decisiva para o sucesso da mesma. "A cidade de Anchieta participou, ajudou e contribuiu para que cada atividade no longo desses dias de festa ocorresse com sucesso, como aconteceu. Aproveito para parabenizar o Santuário e a todos os envolvidos nesse evento", disse o prefeito.

Outro destaque do Evento foi a 21ª edição Passos de Anchieta. Na semana passada os peregrinos, em uma demonstração de fé e persistência, chegaram ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, finalizando o percurso de 100 km entre as cidades de Vitória e Anchieta.




Tags:



Publicidade