Santa Leopoldina

Vacinação da febre aftosa vai até sexta-feira (15) - Fique atento

Fique atento Vacinação da febre aftosa vai até sexta-feira (15)

Os produtores rurais, que trabalham ou possuem em sua propriedade bois e/ou búfalos, com menos de dois anos de idade, devem ficar atentos. Esta sexta-feira (15) é a data-limite para a vacinação destes animais contra a febre aftosa.

Já o prazo para notificar o Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo), das vacinações realizadas, se encerra na segunda-feira (25) deste mês. 

Segundo o instituto, aproximadamente 700 mil animais necessitam receber a vacina no Espírito Santo, sendo que mais de 90% do rebanho capixaba já foi vacinado.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte.


Atualização do rebanho

Para se ter o controle desta e de outras doenças, os produtores devem informar sobre os nascimentos e as mortes de animais ocorridos na propriedade desde a última atualização do rebanho. A atualização cadastral é obrigatória, até mesmo para os produtores que não possuem animais em idade de vacinação. 

Os produtores que não vacinarem ou não atualizarem seu rebanho estão sujeitos à multa, e poderão ter o impedimento de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada com o Idaf.


Primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa

Até maio de 2017, o Estado registrou 97,22% de comprovação de vacinação contra febre aftosa na primeira etapa da campanha. Este percentual corresponde à vacinação de aproximadamente 603 mil animais.


Tags:



Publicidade