Aracruz

Prefeitura criará Unidade de Conservação com 151 hectares - Aroeiras do Riacho

Aroeiras do Riacho Prefeitura criará Unidade de Conservação com 151 hectares

Uma nova área de Unidade de Conservação (UC) Ambiental está sendo oficializada no município de Aracruz. Localizada no distrito da Vila do Riacho, a Área de Relevante Interesse Ecológico Aroeiras do Riacho, com área total de 151 hectares, o que corresponde a aproximadamente 151 campos de futebol, entra na lista de UC’s administradas pelo município. 

A extensa área possui como bioma a Mata Atlântica, abrigando uma grande variedade de flora e fauna, preservando uma linda paisagem com muitas aroeiras, que dá nome à unidade.

A área já vinha sendo estudada pela prefeitura de Aracruz desde novembro de 2017 pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), visando proteger a restinga da região. "Dentre as categorias de Uso Sustentável, a que se mostrou mais adequada à presente proposta foi a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico). A ARIE é uma área em geral de pequena extensão, com pouco ou nenhuma ocupação humana, e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais e regular o uso admissível dessas áreas e compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza", explicou o secretário de Meio Ambiente, Wagner Carmo.

Depois da Consulta Pública realizada em conjunto com a comunidade da Vila do Riacho, em maio de 2018, a Gerência de Recursos Naturais SEMAM, vem produzindo uma nota técnica sobre a última reunião. A partir da conclusão, será publicado o decreto que concretiza a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico Municipal de Vila do Riacho.

"A criação da unidade em Vila do Riacho se revela uma medida administrativa que fecha o ciclo de preservação da biodiversidade ambiental. Dessa forma, Aracruz passa oferecer para toda a sociedade capixaba quatro unidades de conservação que são ricas em biodiversidade, garantindo ambientes naturais essenciais à qualidade de vida humana para presentes e futuras gerações", concluiu o secretário.


O que é uma Unidade de Conservação?

Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São "espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei" (art. 1º, I).

As UC’s possuem o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitarem a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região e assegurar condições de bem estar público. Por se tratar de uma área protegida, o local também poderá ser aberto a pesquisas, recreação e turismo controlado.


Tags:



Publicidade