Espírito Santo

Anchieta é a capital do ES por um dia - Padroeiro do Brasil

Padroeiro do Brasil Anchieta é a capital do ES por um dia

No dia do padroeiro do Brasil (09/06), São José de Anchieta, a capital do Espírito Santo foi transferida simbolicamente para o município que leva o nome do santo, na Região Sul capixaba, durante as comemorações da Festa Nacional de São José de Anchieta. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Thiago Bezerra Leite.

O vice-governador César Colnago destacou o Santuário Nacional de São José de Anchieta como um símbolo capixaba. "Quando pensamos no Espírito Santo, facilmente lembramos do Convento da Penha, da Pedra Azul. Temos que reforçar a presença de São José de Anchieta em nossa história e fazer deste Santuário cada vez mais lembrado pelos turistas e pelos capixabas para se tornar um símbolo do nosso Estado, como também temos a moqueca. Por isso o Governo do Estado tem atuado, em parceria com a administração do Santuário, para restaurar e preservar esse monumento que conta a história do Espírito Santo e do Brasil".

O padre Nilson Marostica, Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, destacou a perseverança do jesuíta. "Pensar grande, como José de Anchieta é governar com alegria. A transferência simbólica do governo para cá simboliza esse pensamento grande do Governo do Estado".

Aproveitando a data, foi firmado um termo de cooperação entre a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), com forte atuação no município, para a formação de agentes comunitários de saúde. A primeira turma contará com 408 vagas em 19 municípios capixabas. Além disso, a Secretaria da Educação (Sedu) assinou um convênio com o Mepes para formação de 2.000 jovens.

Após a solenidade, foi celebrada a Santa Missa em homenagem ao santo. A programação da Festa Nacional de São José de Anchieta segue até domingo (10).


Quem foi São José de Anchieta?

São José de Anchieta nasceu em San Cristoban de Laguna, nas Ilhas Canárias, localidade pertencente a Portugal. Em 1553, foi encaminhado a missões em terras brasileiras e nomeado como segundo Governador Geral do Brasil.

Por ser padre na época e ter um cargo alto na instituição, São José de Anchieta percorria diversos lugares, sendo responsável pela criação da cidade de São Paulo e do município de Anchieta. Originalmente, "Os Passos de Anchieta" partiam da cidade de São Paulo, antiga São Paulo do Piratininga, com destino à cidade de Olinda, em Pernambuco.

Completados 24 anos em terras brasileiras, ele é designado provincial, o mais alto cargo da Companhia de Jesus no Brasil. José de Anchieta tinha a função de administrar os colégios jesuítas e viajava para diversas cidades. O jesuíta era o responsável pelo Colégio São Tiago, na Vila de Nossa Senhora de Vitória, e por esse motivo fazia quinzenalmente o trajeto de Vitória até Anchieta. O colégio administrado pelo padre foi transformado no Palácio Anchieta e hoje é sede do Governo do Estado.

Depois, ao ser liberado de suas funções evangelizadoras, escolheu viver seus últimos anos de vida na Vila de Reritiba, atual Anchieta. José de Anchieta morreu no ano de 1597 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II, sendo posteriormente canonizado pelo Papa Francisco em 2014.




Confira a programação:

10/06 Domingo
06h00 - Desafio de Ciclismo São José de Anchieta, de Vitória a Anchieta
07h00 - Meia Maratona São José de Anchieta, de Ubu a Anchieta
13h30 - Finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Anchieta
14h00 - Abertura do Espaço Gastronômico (Subida do Santuário), com Roda de Samba
14h00 - Show com Grupo Samba Bom no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)
16h00 - Show com Banda Pele Morena no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)
20h00 - Show com Banda Musical Prateado no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)
22h00 - Show com Banda Cadillac de Luxo no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)


Tags:



Publicidade