Divino de São Lourenço

Maior programa ambiental beneficiará a Grande Vitória - Rio Santa Maria

Rio Santa Maria Maior programa ambiental beneficiará a Grande Vitória

Nesta sexta-feira (08), em comemoração à semana do meio ambiente, o Governo do Estado anunciou que realizará obras no interior do estado, do maior programa ambiental da história do Espírito Santo, o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem. 

Trata-se das obras para a complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário, que será realizado no município de Santa Maria de Jetibá, que beneficiará não só a população da região, mas também da região metropolitana. Com a medida o tratamento de esgoto em Santa Maria de Jetibá saltara dos atuais 53% para a universalização, isto é, 100%.

De acordo com a ordem de serviço assinada, as obras iniciarão no segundo semestre, com prazo de execução de 24 meses, com 12 meses de operação assistida. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung e da diretoria da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento). 

Em seu pronunciamento, Hartung falou da importância da universalização do tratamento de esgoto. "Estamos trazendo uma ação importante para Santa Maria de Jetibá onde, dentro das comemorações da Semana do Ambiente, estamos liberando os recursos e obras para captar 100% do esgoto. É uma obra que conta com investimentos de R$ 20 milhões", disse.

Para Amadeu Wetler, presidente da Cesan, tratar do esgoto é cuidar do meio ambiente. "Após a implantação do sistema, vamos tratar 74 milhões de litros de esgoto por mês. Ter atenção ao saneamento básico é fundamental para cuidar do meio ambiente, na semana que lembramos a data, comemorada no último dia 5, e também da saúde da população", afirmou Wetler.

As obras de universalização do esgoto em Santa Maria do Jetibá são estratégicas para o Estado, uma vez que o mesmo rio, o rio Santa Maria, é utilizado para a captação de água utilizada pela população da Grande Vitória, abastecendo aproximadamente 700 mil pessoas.


Santa Maria de Jetibá

Formada originalmente por agricultores familiares, o município possui uma das maiores colônias de Pomeranos do mundo, possui uma grande diversidade de produção agrícola, sendo o município o maior produtor de hortifrutigranjeiros capixaba, com produtos consumidos na Grande Vitória, além de alcançar mercados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

- Santa Maria de Jetibá

Beneficiados (final de plano 2036): 19.177;
Bairros: São Luiz, Vila Jetibá, Vila Nova e São Sebastião do Meio;
Serão implantados:
33 km de rede de esgoto;
1.396 ligações de imóveis na rede;
903 ligações intradomiciliares;
4 elevatórias de esgoto bruto;
Ampliação de 1 Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade para tratar 29 litros por segundo;
Preservação da Bacia e Rio Santa Maria da Vitória;
74,3 milhões de litros de esgoto tratados/mês;
2.477.952 litros de esgoto tratados/dia.




Programa das Águas e da Paisagem

O inovador Programa das Águas e da Paisagem possui como objetivo fazer ligações intradomiciliares e realizar ações integradas para o uso coordenado da água, do solo e de recursos relacionados ao desenvolvimento sustentável. 

Diversos municípios do estado já foram contemplados. Parte da Região Serrana e a Região do Caparaó, que são regiões de atividades turísticas, terão o sistema de esgotamento sanitário universalizado pelo programa. 

Com abrangência em todo o estado, o programa atenderá também os municípios e regiões: Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna e Ibatiba, Divino de São Lourenço e Conceição do Castelo, e da Região Serrana, em Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, também haverá ações específicas para o saneamento ambiental em Vila Velha e Cariacica, das bacias dos Rios Santa Maria da Vitória e Jucu.

Outro objetivo do Programa é a ampliação da cobertura florestal do Estado, com o programa Reflorestar e o projeto Mangaraí, e institucionalizar e promover boas práticas agrícolas e de construção de estradas vicinais para contribuir para a redução do assoreamento e da poluição dos corpos d’água.


Tags:



Publicidade