Santa Leopoldina

Governador traz gestão de campos do Rio para o ES - Petróleo e gás

Petróleo e gás Governador traz gestão de campos do Rio para o ES

Defendendo os interesses do Espírito Santo na área de petróleo e combustíveis, o governador Paulo Hartung viajou para a cidade do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (06), onde se encontrou com o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Decio Fabrício Oddone, e o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro.

No primeiro encontro, com o diretor-geral da ANP, Hartung defendeu uma política de preços nova, que tenha um intervalo de tempo maior entre os reajustes, para que os consumidores possam se programar melhor, em especial os caminhoneiros. O governador pediu o bom senso, que não sejam feitos reajustes diários, que pesam muito para a população, mas sem que se perca de vista as flutuações do mercado internacional.

Outra matéria em pauta foi a consulta pública, que acontecerá entre os dias 11 de junho e 2 de julho, que vai discutir a periocidade dos reajustes de combustíveis no Brasil. A intenção é estabelecer um período maior de tempo para repassar para o consumidor interno, as variações do mercado internacional. "Acho positiva a realização de audiência pública. Não é razoável mudança de preço todo dia", disse o Hartung.

Já no segundo encontro, com o novo presidente da Petrobrás, Ivan Monteiro, o governador tratou do recebimento de Participação Especial (PE) pela exploração de óleo e gás dos campos do Parque das Baleias. A PE é uma compensação financeira extraordinária, que é paga pelos concessionários de exploração e produção de petróleo ou gás natural para campos de grande volume de produção.

Outra importante matéria discutida, é a vinda de 700 colaboradores da Petrobras, que irão trabalhar na sede da empresa na Reta da Penha, Vitória. Estes profissionais passarão a gerir campos de petróleo do Rio de Janeiro aqui do estado.

Hartung ressaltou a importância do Estado, que passará a gerir os ativos como o de Roncador, Albacora e Albacora Leste, todos na Bacia de Campos no estado do Rio de Janeiro, além do fato da vinda dos profissionais que incrementará a economia local. "Esses 700 profissionais irão para a sede da Petrobras, na Reta da Penha, e isso traz um impacto muito positivo na nossa economia, injeta renda na economia capixaba", disse.


Petrobras investirá R$ 10 bilhões no Espírito Santo até 2022

Em anuncio realizado no mês de abril deste ano, pelo então presidente Pedro Parente, a Petrobras noticiou que investirá nos próximos 5 anos, aproximadamente R$ 10 bilhões no Espírito Santo. Grande parte dos recursos será investido no projeto da plataforma integrada do Parque das Baleias, conjunto de campos do Litoral Sul capixaba.


Tags:



Publicidade