Aracruz

Aracruz, um dos melhores lugares do ES para observar aves - Birdwatching

Birdwatching Aracruz, um dos melhores lugares do ES para observar aves


Variedade de sons e cores de pássaros é cenário de observação no litoral do Espírito Santo

Involuntariamente você já deve ter ouvido o canto de um pássaro ou visto as cores exuberantes de um beija-flor. Neste momento em que você parou para repará-los, realizou uma atividade conhecida como ‘observação de aves’, também chamada de ‘passarinhar’ ou em inglês, birdwatching e birding.

Esta ação nada mais é do que a prática exercida por quem observa aves livres, os passarinheiros ou no inglês birdwatchers.

É uma atividade sustentável pois não interfere no comportamento ou ambiente das aves em seu habitat natural. Pode ser praticado em grupos ou individualmente, por qualquer pessoa independe da condição física. Quem já experimentou se diverte e incentiva o contato e a preservação da natureza.

Quando se fala em observar e registrar aves em ambiente natural no Espírito Santo, não se deve deixar de citar o cientista Augusto Ruschi (1915-1986), que dedicou grande parte de sua vida para descrever estes animais e publicou diversos livros sobre o tema.

Atualmente, esta atividade tem se tornado cada vez mais popular no mundo inteiro, incentivando o turismo para todos os cantos, desde reservas naturais a parques urbanos.




Foto: Victor Sartório.

Clube de Observadores  

Sem distinção de faixa etária e gênero, a atividade tem conquistado cada vez mais adeptos, tornando os grupos de Birdwatching mais sólidos. Na vanguarda da atividade está Mario Candeias, que há mais de 15 anos registra a avefauna capixaba por meio de fotos.

"Eles agregam pessoas, ajudam na difusão da atividade de observação com sua função sustentável, uma vez que a fotografia exerce uma forte sensibilização ambiental", disse o fotógrafo observador ou, o observador fotógrafo.

O Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo – COA-ES, é formado por veteranos e novatos do Birdwatching. O clube tem como objetivo principal estimular a atividade local para fortalecer ainda mais a atividade na região, mas não se limita a isso.

Recentemente, o COA-ES promoveu o intercâmbio com um grupo do sul do estado, o Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves) e um grupo de Minas Gerais, o AvisVigilantes.

Um dos locais escolhidos para o intercâmbio, foi a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Santa Cruz, litoral de Aracruz, uma região de elevado potencial para esta atividade, sendo considerado um dos melhores locais do mundo para o Birdwatching. Em suas pesquisas, Augusto Ruschi identificou 477 espécies de aves e pássaros, dentre estas, mais de 22 espécies de beija-flores na Estação.

Durante o evento, houve a troca de experiências e informações sobre equipamentos e locais onde ‘passarinhar’, pôde-se também contar e ouvir muitas histórias de como a atividade influenciou a vida de cada um.

birdwacther Thiago Barros, biólogo por formação, contou que por meio da atividade com os pássaros tomou tanto gosto pela fotografia que passou a trabalhar com fotografia de casamentos.

Gabriel Ruschi, por sua vez, dá continuidade ao trabalho desenvolvido por seu pai, André Ruschi e seu avô Augusto Ruschi, contribuindo com a conservação das espécies locais.

Não é rara a história de alguém que apenas acompanhava amigos em suas ‘passarinhadas’, e que passou a ser guia da atividade e viaja o Brasil registrando os pássaros, além de romances e casamentos que começaram com a observação das aves.  




Foto: Gabriel Ruschi.

Birdwatching na rede

As plataformas virtuais são úteis e facilitam o compartilhamento de informações que favorecem a atividade. Além disso, têm fomentado significativamente o Turismo Ecológico em várias regiões do país.

Com mais de 29 mil usuários contribuintes, o WikiAves, uma das plataformas mais populares de Birdwatching no Brasil, oferece ao usuário acesso ao conteúdo amplo com informações sobre as espécies (fotos, sons e localização geográfica), além de ferramenta de busca, sistema de publicação automática de conteúdo, área de informações pessoais, fórum, entre outros recursos.

Há dez anos, esta plataforma foi desenvolvida pelo analista de sistema Reinaldo Guedes. "Não tenho muitas oportunidades de sair a campo, então desenvolvi este site direcionado à comunidade. Foi a melhor forma que encontrei de contribuir mesmo não tendo muito tempo disponível durante o dia", relata Guedes em seu perfil no WikiAves.




Foto: Gustavo Araújo.

Onde e quando passarinhar?

Onde e quando passarinhar? Todo dia é dia, qualquer lugar é lugar, basta parar e observar. Agora, se você quiser se informar um pouco mais sobre a atividade, basta entrar em contato com a COA-ES ou com a EBMAR, eles estão nas redes sociais e terão o maior prazer em compartilhar histórias, sons, imagens e dicas com você!


Birdwacthers em visita ao EBMAR em Santa Cruz, Aracruz.


Tags:



Publicidade