Espírito Santo

Comunicação de Paulo Hartung abandonou facebook - Política Capixaba

Política Capixaba Comunicação de Paulo Hartung abandonou facebook

Dez entre dez especialistas em marketing eleitoral, diz que o uso do facebook será decisivo nas eleições de 2018, mas ainda assim a Secretária de Estado de Comunicação Andreia Lopes, não tem investido na ferramenta, talvez por ser de uma geração analógica.

A coluna bastidores da política do Portal Capixabão, analisou o perfil de todos os pré-candidatos ao Governo do Estado na rede social facebook, e constatou que todos os pré-candidatos tem atualizado quase que diariamente seus perfis, com informações da rotina política, divulgação de propostas e até compartilhamento da vida familiar, a exceção é o governador Paulo Hartung, que tem seu perfil paralisado em fevereiro de 2017, justamente no início da grave da polícia militar, uma data que trouxe muito desgaste para o atual governo, e que portanto já deveria ter virado essa página.

Analisando o perfil da Secretária de Estado de Comunicação Andréia Lopes, não é difícil entender o porque tem tanta resistência em atuar na rede social facebook. Andreia é oriunda do jornalismo tradicional, é tida como uma profissional analógica, que ainda não conseguiu fazer a transição para o mundo digital. Pouco antes de assumir a Secom, Andreia atuava como colunista no Jornal A Gazeta, sem jamais ter atuado em um cargo público de comunicação ou ter participado de uma campanha política. Tudo isso têm influência direta nas escolhas feitas pela equipe da Secom, que investe milhões em publicidade no jornalismo tradicional, que perde eleitores dia após dia e deixa de ocupar espaços nas mídias sociais que só tem ganho adeptos.

Uma recente mudança na Secom reforço esse viés analógico da pasta, a jornalista Valéria Morgado, que tem mais experiência e atuação com redes sociais, foi remanejada para assessoria direta do governador Paulo Hartung, enquanto em seu lugar assumiu o jornalista Eduardo Caliman, antigo parceiro de Andreia Lopes no Jornal A Gazeta e com forte atuação no jornalismo tradicional. Segundo uma fonte da coluna, a ida Valéria Morgado para o Palácio Anchieta tem o propósito justamente de preparar o caminho para Paulo Hartung voltar a atuar mais fortemente nas redes sociais, não somente no facebook, mais também no twitter, no instagram e no whatsapp.


Tags:



Publicidade