Vila Velha

Arnaldinho cria projeto para reduzir impactos de chuvas - Enchentes

Enchentes Arnaldinho cria projeto para reduzir impactos de chuvas

Em sessão da Câmara Municipal de Vila Velha, realizada nesta quarta-feira (30/05), entrou em discussão o Projeto de Lei nº 1180/18, de autoria do vereador Arnaldinho Borgo (PMDB).

O projeto visa amenizar substancialmente os problemas de alagamentos das ruas, com a implantação de bueiros "inteligentes", que possuem um dispositivo chamado Boca de Lobo Inteligente.

O método consiste na instalação no interior dos bueiros, uma caixa coletora especial, que agindo como uma peneira retém os resíduos sólidos e deixa escoar a água da chuva, prevenindo o entupimento do bueiro e evitando posterior alagamento.

A caixa coletora constitui-se de uma caixa galvanizada que é introduzida e fixada no interior da boca de lobo, ou bueiro, e impede o retorno do mau cheiro e a subida de parasitas. Muitos são os benefícios do sistema, como reter o odor insuportável dos esgotos, obstrução de saída de agentes infectuosos como baratas, mosquitos e ratos, contendo assim a disseminação de doenças perigosas.

Acolhido pelo plenário, a matéria seguirá tramitando, devendo entrar novamente em pauta e ser votada até o final de junho.

De acordo com Arnaldinho, a "Boca de Lobo Inteligente" será um diferencial a mais no combate às enchentes que tanto sofrimento traz ao povo de Vila Velha. "Os bueiros do município estão sempre entupidos, principalmente em épocas de chuvas, o que impede a vazão das águas e gera alagamentos. Mas a implantação do sistema que estamos propondo poderá diminuir as enchentes e evitar o acúmulo de lixo e de resíduos nos bueiros. Essa é uma forma de minimizar os impactos que, historicamente, atingem os moradores da cidade causando inúmeros transtornos e prejuízos", desabafou o vereador.



Foto ilustrativa da instalação de uma Boca de Lobo Inteligente. 




Tags:



Publicidade