Santa Leopoldina

O que é o Corpus Christi? - Saiba mais

Saiba mais O que é o Corpus Christi?

A palavra em latim Corpus Christi significa Corpo de Cristo


Corpus Christi é uma das mais importantes datas da Igreja Católica, celebra o mistério da Eucaristia (Santa Ceia). A celebração ocorre sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em referência à quinta-feira santa.

Tradição católica que surgiu no século XIII, em 1264, instituída pelo Papa Urbano IV, por meio da Bula "Transiturus de hoc mundo"’. A Festa de Corpus Christi tem como objetivo comemorar a instituição da Santa Ceia por Jesus Cristo.

No decorrer da Festa, missas são celebradas e as ruas são enfeitadas com imagens santas e causas sociais. Depois a procissão, liderada por um Bispo ou Pároco da Igreja, percorre as ruas decoradas, acompanhado da multidão de fiéis. A procissão simboliza o peregrino, em caminhada com o povo de Deus, em busca da Terra Prometida.

Esta tradição de enfeitar as ruas com imagens no chão, que hoje acontece em várias cidades brasileiras, em especial no Norte do Espírito Santo, começou na cidade mineira de Ouro Preto.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.









Tags:



Publicidade