Espírito Santo

Liberado 3 mil toneladas de ração para aves e suínos - Produtor rural

Produtor rural Liberado 3 mil toneladas de ração para aves e suínos

Na noite desta terça-feira (29), o Governo do Estado conseguiu a liberação imediata de 3 mil toneladas de farelo de soja que estavam armazenadas no Porto de Tubarão em Vitória, para a alimentação de aves e suínos do estado. 

A crise de abastecimento ocasionada pela paralisação dos caminhoneiros, provocou a falta de ração para alimentação animal, trazendo muitos prejuízos para os produtores e a mortandade de animais.

A ação ocorreu após a criação do decreto que prevê a requisição administrativa de insumos de propriedade particular para a alimentação de aves e suínos do Espírito Santo. Para tanto o proprietário da carga será ressarcido.

Durante as últimas 24 horas, o Governo do Estado tem se empenhado para resolver a crise de abastecimento de ração utilizada no agronegócio. "Estamos conseguindo passos importantes para um setor que estava vivendo uma crise dramática", destacou o governador Paulo Hartung.

"Hoje baixamos um decreto, desenvolvido a partir de um estudo profundo feito pela Procuradoria do Estado, requisitando uma parte da carga de farelo de soja que está no Porto de Tubarão. Esse farelo é um elemento importante para alimentação das aves e suínos. Ontem havíamos conseguido um passo importante com a liberação do estoque de milho armazenado pelo Governo Federal. Com essas ações temos um complemento para alimentação dos animais até semana que vêm", disse o governador.

O Estado ainda viabilizou com a VLI (empresa de transporte ferroviário), 40 vagões para o transporte de grãos oriundos da região Central do Brasil. "O transporte demora por cinco dias e, também estamos em negociação, a liberação do transporte por caminhões. Isso permite ao setor, que é o segundo maior produtor de ovos do país e que tem grande importante na economia capixaba, possa voltar a desenvolver. Evidentemente que quanto antes esse movimento terminar melhor será para o Espírito Santo e sua população como um todo", explicou Hartung.

Com as medidas acima, e com a liberação ocorrida na segunda-feira (28), de 6 mil toneladas de milho, o Governo do Estado espera remediar os prejuízos e sofrimento dos produtores de aves e suínos do Espírito Santo. 

Atualmente o Espírito Santo possui aproximadamente 30 milhões de aves e 150 mil suínos.


Tags:



Publicidade