Cariacica

Novo método de construção rápida de escolas é aprovado - Pré-fabricada

Pré-fabricada Novo método de construção rápida de escolas é aprovado

Nesta segunda-feira (28), o Governo do Estado inovou mais uma vez, com a inauguração da Escola Estadual Gladiston Regis Barbosa, construída em tempo recorde, localizada no município de Cariacica. Participaram do evento, agentes políticos, secretários do estado e vereadores, além de familiares dos alunos e a comunidade local.

Com a entrega da obra em apenas 240 dias, o novo método inovador de construção é exemplo para todo o Brasil. Com o investimento de R$ 6,7 milhões, a nova escola atenderá aproximadamente 500 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante a cerimônia, Alberto Bernabé Kirchmayer, um dos autores do projeto arquitetônico, paisagístico e de urbanização da escola, comentou sobre o triunfo. "Nessa escola foi utilizada uma engenharia inovadora que incorporou o método construtivo da pré-fabricação, garantindo um prazo curto da sua entrega. Enquanto as paredes em alvenaria pré-fabricada e a estrutura metálica independente eram fabricadas, foram executadas em paralelo as fundações e a infraestrutura. Desta forma, com várias frentes de obra simultâneas, o prazo de execução foi menor, agilizando a conclusão dos serviços. Além disso, foi idealizada uma arquitetura acolhedora para as crianças, com equipamentos compartilhados com a comunidade: praça de acolhimento, quadra e playground" explicou Alberto.

Participante da cerimônia, o governador Paulo Hartung pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Agesandro da Costa Pereira, grande amigo do governador, faleceu na madrugada desta segunda-feira (28), aos 88 anos. "O Espírito Santo perdeu uma grande liderança e eu perdi um amigo pessoal", disse Paulo emocionado.

No decorrer de seu discurso, Hartung declarou que o Poder Executivo do estado, está revolucionando a educação pública do Espírito Santo, com políticas inovadoras, com as contas equilibradas e os pagamentos dos servidores em dia. "Mesmo com essa crise economia, ética e política ligada às práticas de corrupção no país, estamos realizando uma revolução na educação do Estado. Faço questão de parabenizar os trabalhadores e a equipe da Sedu que projetou essa obra. Vamos replicar esse modelo para outras regiões do Estado. Fizemos um teste e foi aprovado. De imediato, vamos levar esse mesmo conceito para a escola que vamos construir na Serra. Uma obra rápida e de qualidade", anunciou.

Como as aulas na nova escola iriam iniciar no mesmo dia da inauguração, o governador acompanhado dos alunos visitou os espaços da unidade. A Escola possui 10 salas de aulas, cozinha, refeitório, biblioteca, sala de artes, laboratório de informática, sala de recursos, quadra esportiva, vestiários, pátio coberto e auditório. 

Para os alunos Luiz Batista e Tainá Jeniffer Viana, do 3º ano do Ensino Fundamental. "A escola está linda. Estamos muito felizes com nossa nova escola", disseram os estudantes.

De acordo com a diretora, Carla Andrėia Silva Bonelli, a nova escola aumente o intusiasmo de todos. "Somos privilegiados de trabalhar e estudar na escola de ensino fundamental mais bonita do Estado. Que juntos possamos consolidar nesse espaço uma educação cada vez melhor. Vamos nos empenhar para garantir bons resultados e escrever uma nova história nessa nova casa" disse Carla.

Já o secretário de Educação, Haroldo Rocha, falou sobre a prioridade do governo. "A Educação é prioridade neste governo, e Cariacica, como importante município, está recebendo essa bela e nova escola. Essa é uma escola diferente, que foi projetada para ser concluída com agilidade e feita para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. É importante mencionar também que essa é uma obra que foi idealizada para contratação por preço global, ou seja, que restringe a possibilidade de aditivos de custos e prazo. Cariacica é o município onde temos o maior quantitativo de escolas e estudantes do Estado e, além dessa unidade, também estamos com outras 10 unidades estaduais recebendo obras e manutenções", destacou o secretário.

Para garantir a melhor educação possível, a rede estadual de ensino proporciona uma melhoria contínua de aprendizagem aos estudantes capixabas. Para isso a Secretaria de Estado da Educação investe cada vez mais em obras de ampliação e manutenção das escolas de Norte a Sul do Estado, assim como no aprimoramento dos professores e colaboradores das escolas.





Tags:



Publicidade