Colatina

Uma das celebrações mais lindas da tradição Católica no ES - Corpus Christi

Corpus Christi Uma das celebrações mais lindas da tradição Católica no ES

Festa de "Corpus Christi" é a celebração que a Igreja Católica comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Surgiu no séc. XIII na diocese de Liège na Bélgica, pela freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões onde o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Na Itália ocorreu um milagre eucarístico, quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, eis que da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração, a historia conta que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Mais tarde, o Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, próximo de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto, e isso ocorreu por meio de uma procissão. E, foi quando o Papa avistou a Procissão na entrada de Orvieto, que disse diante da relíquia eucarística as palavras: "Corpus Christi". 

E, foi após várias celebrações que em 1317 o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina que a Eucaristia deveria ser levada pelas vias públicas por meio de procissão. E, assim, após a oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Com essa celebração criou-se a o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados com desenhos de inspiração religiosa, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.

Geralmente o "Corpus Christi" é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

No Espirito Santo na cidade de Castelo, no fim da década de 50 constam registros de que já era costume erguer altares pela da cidade. As ruas eram enfeitadas com folhas de árvores e as janelas e sacadas eram ornamentadas com toalhas de renda ou bordadas, jarras de flores e outros detalhes que davam ao local um aspecto festivo e solene, preparado especialmente para a passagem da procissão dos fiéis.

A Cidade fica linda com milhares de metros de tapetes e passadeiras confeccionados à mão pela população que reúne em media 3000 voluntários, e faz brotar obras de arte com os mais belos motivos de fé cristã em homenagem à presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

Esse ano a comemoração será nos dias 30 a 31 de maio, e ao longo de todo o dia da quinta, chamada de quinta-feira Santa são realizadas missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e o evento da comemoração é a procissão de adoração ao Santíssimo Sacramento, que passa pelas ruas para ser glorificado e abençoar os fieis. A Festa de Corpus Christi recebe certa 80.000 pessoas que visitam os tapetes e participam da programação, além da presença da população local.


Tags:



Publicidade