Ibatiba

Teste da Orelhinha será realizado em bebês em Ibatiba - Saúde básica

Saúde básica Teste da Orelhinha será realizado em bebês em Ibatiba

A prefeitura de Ibatiba, a partir do dia 1º de junho, passará a oferecer o Teste da Orelhinha. Importante teste fonoaudiólogo em recém-nascidos que identifica problemas de audição.

A audição é um dos 5 sentidos do ser humano, muito importante para a desenvolvimento da linguagem e da fala. Por isso é muito importante identificar precocemente possíveis problemas auditivos para futuros tratamentos.

O Teste da Orelhinha, também conhecido como Triagem Auditiva Neonatal (exame de Emissões Otoacústicas Evocadas), é realizado no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, e não é necessário fazer um furinho na orelha como muitos pensam igual ao exame do pezinho. 
 
O exame é realizado com um equipamento médico fonoaudiólogo, onde um fone acoplado a um computador é colocado na orelha interna do bebê, e emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha do bebê produz.

É imprescindível a detecção precoce de problemas auditivos, em especial problemas que requeiram intervenção cirúrgica. Estudos indicam que bebês diagnosticados e com posterior intervenção até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

O Teste da Orelhinha é rápido, fácil e indolor. É realizado com o bebê dormindo, não precisa coletar sangue, não possui contraindicação e dura menos de 10 minutos. 

É aconselhado que todos os bebês façam o teste. A incidência de surdez é de 3 crianças em cada 1.000 nascimentos. A surdez é mais frequentemente encontrada no período neonatal quando comparada a outras patologias.

Desde 2010 é determinado por lei a obrigatoriedade do exame, e que nenhuma criança saia da maternidade sem ter feito o teste, que deverá ser gratuito. As crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazê-lo o quanto antes, de preferência antes de completarem 3 meses de vida.

Segundo o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio Libanês, o exame é importantíssimo para o bebê. "Esse diagnóstico precoce é extremamente importante para permitir que a criança com a deficiência tenha desenvolvimento neuropsicomotor e aquisição da fala próximos do normal", diz Fausto. "Além do tratamento com o otorrino, a criança também deve ser acompanhada por fonoaudiólogo especialista em reabilitação auditiva que avaliará o desenvolvimento da audição e da fala da criança", completa.


Tags:



Publicidade