Pinheiros

Espírito Santo terá sua primeira Fábrica de MDF - Economia

Economia Espírito Santo terá sua primeira Fábrica de MDF

Nesta sexta-feira (25), foi assinada no Palácio Anchieta, a licença de operação da primeira fábrica que vai produzir placas de madeira de média densidade (MDF) no Espírito Santo. 

O alvará de licença emitido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), foi concedido à empresa Placas do Brasil S/A, que está instalada no município de Pinheiros, Região Norte do Estado.  

A Placas Brasil contará com tecnologia de ponta para a produção de chapas de MDF cru e revestida, de altíssima qualidade a partir de eucalipto de florestas plantadas, sem utilizar madeira de florestas nativas preservando o meio ambiente.

O objetivo da empresa é de atender a alta demanda de MDF para as indústrias sediadas no Espírito Santo, em especial à indústria moveleira de Linhares, assim como o norte do Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais e todo o Nordeste do Brasil. A capacidade de produção da empresa é estimada em 25 mil m³ por mês, das quais 12 mil m³ revestidas.

Durante a reunião de concessão da licença de operação, o governador Paulo Hartung, relembrou do nascimento da ideia ocorrido em seu primeiro governo, da necessidade de uma indústria de MDF no estado para torna-lo mais competitivo. Ricardo Ferraço, então vice-governador, foi quem coordenou os trabalhos de estudos de viabilidade da área, que apontou desde a época um bom potencial de mercado. 

"Ação que acontece em um momento importante para o país, em especial para a região Norte do Espírito Santo, com uma decisão de alto investimento sendo tomada dentro da maior crise socioeconômica que o país já teve. São investimentos feitos por empreendedores capixabas que se organizaram e criaram um grupo de investidores. Algo extraordinário que merece respeito e admiração. Além disso, é um acontecimento que organiza uma cadeia produtiva em nosso Estado, que nos transforma de comprador para fornecedor", comentou o governador.

Segundo Aladim Cerqueira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o empreendimento reafirma o grande potencial capixaba, que é acompanhada da responsabilidade ambiental. "Estamos muito felizes em emitir mais essa importante licença. A Placas do Brasil será a primeira indústria de produção de MDF no Estado, o que mostra a grande competitividade do Espírito Santo. Além disso, ela também irá operar com circuito hídrico fechado, onde todos efluentes gerados pela planta serão tratados e reaproveitadas no processo", afirmou o secretário.



Tags:



Publicidade