Vitória

Vila Velha completa 483 anos de muita história - Parabéns

Parabéns Vila Velha completa 483 anos de muita história

A semana é de festa para Vila Velha. O município canela-verde comemora, nesta quarta-feira (23), seu aniversário de 483 anos. A data marca também as celebrações da Colonização do Solo Espírito-santense.

Para a data, foi organizada uma programação que começou com a passagem do Fogo Simbólico de Vitória para Vila Velha, e a transferência da capital do Espírito Santo para Vila Velha. O tradicional desfile cívico-militar foi realizado na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vila Velha.

Durante a tarde, as festividades começam às 14h, com a Banda Academia dos Sonhos. Em seguida, o grupo Folgazões apresenta a peça teatral "O Pastelão e a Torta", por volta das 17h. Mais tarde, tem show da Banda Som e Cia e, a seguir, a Banda Macucos. Para fechar as comemorações tem show do Alemão do Forró, a partir de 21h.


História

Tudo começou em 1535, quando o donatário Vasco Fernandes Coutinho desembarcou na região, onde é hoje conhecida como Prainha, em Vila Velha. Como era oitava de Pentecostes, o donatário escolheu o nome de Espírito Santo para batizar essas terras. Dividiu a capitania com 60 colonizadores, que deveriam fomentar a agricultura e a produtividade.

A vila se tornou Vila Velha, quando Vasco Coutinho decidiu se mudar para uma ilha montanhosa próxima, fugindo de ataques indígenas. O donatário batizou as novas terras de Vila Nova do Espírito Santo, em oposição ao primeiro nome. Em 1551, o grupo consegue se desvencilhar dos ataques indígenas, e rebatizam as terras, dando o nome de Vila da Vitória.

Foi nessa época que monumentos começaram a serem erguidos, e hoje fazem parte da história do Espírito Santo, como a Igreja do Rosário e o Convento da Penha, em Vila Velha.


Descubra Vila Velha

O município de Vila Velha é caracterizado pelas belas praias e paisagens, tradições folclóricas e gastronomia única, com pratos à base de frutos do mar. A cidade é ideal para aqueles que apreciam turismo de sol e praia, náutico, religioso e histórico. Confira alguns atrativos da cidade:

Convento de Nossa Senhora da Penha: símbolo da fé capixaba e uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial, o Convento de Nossa Senhora da Penha é o mais antigo santuário mariano do País. Tem em seu acervo a tela de Nossa Senhora das Alegrias, trazida de Portugal, no início do século XVI, e murais de Benedito Calixto.

Construído sobre um rochedo em 1558 pelo Frei Pedro Palácios, permite avistar de seu ponto mais alto, Vila Velha, Vitória e alguns municípios vizinhos. O acesso pelo caminho de pedras rústicas, margeia resquícios originais da Mata Atlântica, com diversas espécies de plantas e animais silvestres.


Igreja Nossa Senhora do Rosário

Uma das primeiras Igrejas construídas no Brasil pelos colonizadores. É a mais antiga do Brasil em atividade, sendo o início de sua construção em 1535, logo após a chegada do donatário, sob a forma de capela.

Com a ajuda do jesuíta Afonso Brás e o irmão leigo Simão Gonçalves, recebeu naquela época o acréscimo de uma nave maior e o nome de Igreja Santa Catarina, sendo depois denominada de Igreja do Rosário.

A praça da frente tem palmeiras imperiais e obeliscos em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho e a Nossa Senhora dos Prazeres. A Igreja do Rosário é um bem tombado, em 20 de março de 1950, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).




Fábrica de Chocolates Garoto

Fundada pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, é a maior unidade industrial de fabricação de chocolates da América Latina. Os turistas podem agendar visitas e conhecer a refinaria, as embrulhadeiras de bombons, a área de produção, loja e o Centro de Documentação e Memória.




Praia da Costa, Itapoã e Itaparica

Compõem uma orla contínua e ficam apenas a três quilômetros do Centro. Em alguns pontos têm águas calmas, em outros, ondas e areia fofa.

Praia da Costa


Ilha Itatiaia ou do Boqueirão 

Ilha considerada paradisíaca, muito procurada por banhistas durante o verão, é voltada para a preservação da andorinha do mar, e é monitorada pela Associação Vila Velhense de Proteção Ambiental (Avidepa). Durante o período de maio a setembro, acontece a desova das andorinhas do mar ficando restrito o desembarque aos técnicos do projeto.


Ilha Itatiaia. 


Barra do Jucu e Ponta da Fruta 

A Praia da Barra do Jucu, famosa pelo Congo e pelos atletas de surf e bodyboard da região. Devido à proximidade com a Foz do Rio Jucu, a praia tem ondas fortes.

A praia da Ponta da Fruta é sossegada, boa para crianças e idosos e para quem quiser se banhar nas águas rasas e caminhar nas longas faixas de areia.

Barra do Jucu.


Farol de Santa Luzia 

Inaugurado em 1871, na Ponta de Santa Luzia, na entrada do canal de acesso de Vitória, na Praia da Costa, em Vila Velha, com a finalidade de indicar ao navegante a entrada do canal de acesso ao Porto de Vitória.

O Farol Santa Luzia consiste de uma torre octogonal metálica com 12 metros de altura, pintada de branco, confeccionada na cidade Glasgow na Escócia, em 1870. O monumento foi encomendado por João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, que na ocasião era responsável pelas pastas da Marinha e de Estrangeiros no reinado do então imperador D. Pedro II.

Horário de funcionamento - De terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30




Museu Vale

Antiga Estação Pedro Nolasco, construída em 1927, reúne um rico acervo que retrata parte da história das ferrovias do Brasil, com a antiga Maria Fumaça, o vagão de madeira, o trole, o telégrafo e o quepe do agente, além de muitas fotografias.




Morro do Moreno 

Com uma vasta flora da Mata Atlântica, o Morro do Moreno possui 274 metros de altitude, muito visitado por pessoas que buscam uma caminhada ao ar livre por suas trilhas e por esportes de aventura como praticantes de rapel e voo livre. A fim de descobrir os cantinhos de Vila Velha, a primeira capital do Estado do Espírito Santo? Acesse o site de turismo do estado e saiba tudo para conhecer: www.es.gov.br




Serviço:

Aniversário de Vila Velha;
- Quarta-feira (23).

Local: Av. Jerônimo Monteiro, no Centro de Vila Velha;

Local: Praça Duque de Caxias, Centro;

14h - Banda Academia dos Sonhos;
16h - Peça teatral "O Pastelão e a Torta";
18h30 - Banda Som e Cia;
20h - Banda Macucos;
21h - Alemão do Forró.


Tags:



Publicidade