Aracruz

Projeto Arca de Noé é tradição em educação ambiental - 29 anos de sucesso

29 anos de sucesso Projeto Arca de Noé é tradição em educação ambiental

Um caranguejo azul? Faz silêncio para não espantar o "bicho"! Ele cava um buracão, "né"? Como que ele faz para crescer com essa carapaça tão dura? Ele come o quê? Essas e outras inúmeras perguntas são feitas diariamente por alunos ou outras pessoas que visitam a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Santa Cruz, no município de Aracruz, no litoral norte do Espírito Santo. 

Duas horas já são o suficiente para despertar a curiosidade, se desconectar das redes sociais e usar o meio eletrônico mais popular para fotografar a diversidade biológica do lugar. Ou simplesmente, esquecer que o celular existe para registrar na mente a riqueza natural bem em frente aos seus olhos.



Internet x Mundo Real

Uma notificação no celular, e ele vibra. Vibrou de novo, agora é uma ligação, talvez nem tão importante, mas já te tirou a concentração. O youtuber subiu o vídeo do dia, é preciso assistir. Seu artista favorito publicou uma foto, é preciso curtir. O amigo te marcou em um comentário, é preciso responder. Agora preciso retomar a atenção ao que estava fazendo... Mas o que era mesmo?! Ahh é, era o dever de casa que a professora passou. Agora não dá mais tempo, tem a aula de natação e logo depois, inglês. Mas talvez dê tempo de navegar mais um pouquinho na internet...

Essa pode ser a rotina de muitos de nós, não só de nossas crianças. E como quebrar esse ciclo? Prender a atenção dos alunos para as coisas práticas, políticas ou ambientais? Transformar o conteúdo escolar atraente? O celular é tão mais "vibrante" e colorido que o mundo real. Será? 
 
Sim, existe. E esse mundo está bem pertinho de nós. Basta deixar de lado os aparelhos eletrônicos, os joguinhos para depois e aquele bate papo com o amigo para outra hora.



Aulas de campo como um recurso pedagógico

Preservar a memória de ambientalistas reconhecidos internacionalmente por seus feitos e descobertas na ecologia, destacar os tópicos fundamentais da educação ambiental, explicar sobre a singularidade da formação rochosa do lugar, a diversidade marinha e dos pássaros, mostrar as espécies exóticas do local e com isso sensibilizar para o desequilíbrio ambiental com a intenção de promover um futuro melhor para as próximas gerações é o objetivo do projeto Arca de Noé.

Diante da singularidade e riqueza do ecossistema de Santa Cruz e dos trabalhos desenvolvidos na EBMAR, André Ruschi, filho de Augusto Ruschi, criou em 1989 o projeto de educação ambiental Arca de Noé, sendo hoje uma das poucas áreas particulares do estado com o objetivo de promover a educação ambiental. 

O Projeto Arca de Noé já foi escolhido pelo canal Futura como um dos 10 projetos mais importantes em realização no país.



Curiosidade em questões respondidas 

Essa planta é "salgadinha", que maneiro! Mas por que? De que o beija-flor se alimenta? Como eles conseguem voar para trás? Porque que as tartarugas confundem plástico com comida? Você pode encontrar todas essas respostas num livro ou na internet. No entanto, a melhor forma de assimilar este conteúdo é estando lá, no ambiente em que tudo isso acontece, vendo, sentindo, ouvindo e tocando, criando perguntas e buscando suas respostas. 

Para responder estas e outras curiosidades, de adultos e crianças, profissionais estão à postos na Arca de Noé. Oceanógrafos, geógrafos e biólogos, apaixonados pela área, explicam de maneira didática as questões que brotam das cabeças dos visitantes.




A EBMAR, uma extensão à sala de aula

Neste ponto entra a EBMAR: fundada em 1970 e mantida a três gerações por ambientalistas da família Ruschi, é um local com o objetivo de despertar a consciência ambiental em jovens, crianças e adultos, por meio de aulas de campo em ecossistemas preservados, como restinga, mangue, praias e floresta. 

O público alvo da estação são as crianças e os jovens, que na maioria não tem contato com a natureza e desconhecem a importância do meio ambiente preservado para garantir nossa subsistência e o futuro das próximas gerações.




Tradição em Educação Ambiental

Mais de 500 instituições escolares, da pré-escola à universidade, já tiveram o privilégio de conhecer o Projeto Arca de Noé, projeto esse que norteia os princípios da Instituição. Nele, os alunos são convidados a olhar, a observar e a se questionar sobre o seu próprio papel ecológico bem como a entender que estamos todos interligados. Que a exemplo da extinção de uma espécie, ainda que pareça "tão distante" afetam a nossa vida.

A EBMAR tem sede no município de Aracruz, mas não atende apenas a comunidade local. Pessoas interessadas em discutir temas como biologia marinha, sustentabilidade, aquecimento global, e outros, vem de todo país para conhecer a estação. 
 
Muito embora, o celular possa parecer bastante interessante durante as visitas, é perceptível ver que todos ficam maravilhados com a diversidade do local. 

Uma conchinha, uma árvore com uma raiz diferente, até mesmo uma rede de caça ilegal de caranguejo, tudo chama e desperta muita atenção. O celular serviu apenas para registrar aqueles momentos de pura descoberta. E claro, assim ganhar uns "likes" nas redes sociais depois.




Para mais informações:

Gabriel Ruschi
Celular: 27 98119-9292
www.ebmar.com.br
[email protected]
fb.com/EBMARUSCHI
instagram.com/ebmaruschi
Av. Augusto Ruschi, 01, Santa Cruz, Aracruz/ES




Tags:



Publicidade