Espírito Santo

Conclusão do Contorno do Mestre Álvaro previsto para 2020 - Confira

Confira Conclusão do Contorno do Mestre Álvaro previsto para 2020

Nesta segunda (21) a Câmara Municipal da Serra serviu de local de encontro para a comissão da Câmara dos Deputados Estaduais e a comunidade discutirem sobre a obra do Contorno do Mestre Álvaro. Participaram do evento, o deputado federal Sérgio Vidigal e o deputado estadual Marcelo Santos (ambos do PDT), o senador Ricardo Ferraço (PSDB), gestores do Poder Executivo, vereadores e lideranças comunitárias de Serra.

O projeto do contorno que se encontrava paralisado por conta de uma medida cautelar, foi liberado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Sherman. Segundo o secretário de Controle Externo do TCU, Edmur Baida, a paralização se deu por precaução. "O TCU entendeu que a obra não poderia ser iniciada sem que houvesse a previsão e projeto completos. Nós sabemos da importância dessa obra e que a população espera por ela. Mas um investimento desse tamanho precisa ser feito com todo o cuidado" disse Baida.

Considerada uma das obras viárias de maior importância para o Espírito Santo, com aproximadamente 19 quilômetros de extensão, o Contorno do Mestre Álvaro custará aos cofres públicos R$ 309 milhões, dos quais R$ 100 milhões do Governo Federal. Com a obra acredita-se que os altos índices atuais de acidentes de transito na região serão drasticamente reduzidos, assim como a melhora na fluidez será significativa.

De acordo com Halpher Luiggi, diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os 19 quilômetros do contorno serão de pista dupla com acostamento. A obra contará ainda com 14 viadutos para a passagem segura de pedestres e 40 passagens subterrâneas de animais (fauna). Em todo o trecho não haverá semáforo para agilizar o fluxo.

Diante da revogação da medida cautelar pelo TCU, a obra finalmente está liberada para ser iniciada. "Hoje não temos nenhum impedimento dos órgãos de controle. Vamos começar as atividades esse ano e a conclusão está prevista para 2020", declarou o diretor Halpher Luiggi.

O coordenador da comissão externa da Câmara sobre o tema e um dos grandes responsáveis pela obra do Contorno do Mestre Álvaro, o deputado federal Sérgio Vidigal, no evento falou sobre a importância da obra. "É um dos trechos mais perigosos do País. Temos acidentes todas as semanas e, grande parte, acidentes fatais. Por isso a população clama tanto por essa obra". Vidigal ainda destacou que diversos empregos serão gerados durante a obra, e que a infraestrutura criada dará maior integração e competitividade para o município e região.

Já o deputado estadual Marcelo Santos, presidente da Comissão de Infraestrutura da Ales, um dos mais comprometidos com a obra do Contorno do Mestre Álvaro, falou sobre os benefícios da obra. "Os impactos para o setor logístico do Estado serão muito positivos. A redução de 14 quilômetros entre no trajeto Serra-Cariacica será muito boa. É uma forma de dar agilidade ao tráfego e mais competitividade ao nosso estado. Mas a gente também pede uma atenção especial para Cariacica, porque esse contorno culmina no município de Cariacica. Precisamos também de uma atenção para que não haja impactos negativos para o trânsito e a população do município", disse o parlamentar.

Durante os debates o meio ambiente foi constantemente lembrado, isso devido aos diferentes trechos do contorno, como áreas inundadas e outras de influência de manguezais. Para sanar futuros possíveis problemas ambientais, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira, falou sobre as mudanças relacionadas ao tema que foram alteradas no projeto, dentre elas. "O trecho em questão possui partes localizadas em solo mole e no projeto constava o uso de um material de aterro chamado escória de aciaria, proveniente do setor siderúrgico. Por uma questão técnica, os órgãos ambientais solicitaram uma mudança no projeto com relação a esse detalhe e a proposta é o uso de rochas nas áreas inundáveis" explicou o secretário.

A conclusão da obra está prevista para 2020, segundo Halpher Luiggi. 




Tags:



Publicidade