Santa Teresa

Estado pretende diminuir ICMS do café conilon - Cafeicultura

Cafeicultura Estado pretende diminuir ICMS do café conilon

Nesta sexta-feira (18), a linda cidade de Santa Teresa sediou em um momento único para a cafeicultura capixaba dois grandes acontecimentos: o 10º Noroeste Café Conilon e o 11º Lançamento da Colheita do Café no Espirito Santo. 

No evento foi discutida a possibilidade de melhoria no cultivo do café conilon em altitudes elevadas, através de novas técnicas e tecnologias, relacionadas à produção, como melhor manejo, irrigação, sombreamento, melhoramento genético, dentre outros, visando uma melhor qualidade no produto final. 

Participante do evento, o governador Paulo Hartung, destacou a importância da cafeicultura para o estado do Espírito Santo, e anunciou a intenção de reduzir o ICMS do café conilon que é vendido para o nordeste. "Na semana passada, por estar com a casa organizada, pudemos mandar para o Confaz a solicitação da diminuição da alíquota do ICMS do conilon de 12% para 7%, para igualar com a alíquota de Minas Gerais. Minha alegria é forte porque os cafeicultores, agricultores e os capixabas aguentaram o tranco diante de um período dificílimo, uma crise pesada e ainda uma grande crise hídrica. Enquanto o Rio de Janeiro ficou de joelhos, o nosso Estado ficou de pé. Fazer o certo não é fácil, mas a gente não pode fazer diferente. Papel de líder não é ser Maria vai com as outras, é olhar no branco do olho das pessoas e falar a verdade mesmo na hora que as pessoas não querem ouvir a verdade. E quando olho para trás e olho hoje, quando comparo o Espírito Santo com as outras unidades da Federação, tenho a certeza que valeu a pena", relembrou o governador. 

Ideraldo Lima, secretário de Agricultura do Estado, falou no evento sobre a produção de café capixaba. "O café é responsável por 40% do PIB agrícola e o Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do País. A capacitação dos produtores oferecida pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural) é fundamental para dar conhecimento e ampliar oportunidade, como a técnica de cultivo do conilon em grandes altitudes". 

José Antônio Demuner, conhecido cafeicultor de Santa Teresa, falou da importância das tecnologias desenvolvidas pelo Incaper. "Toda tecnologia é importante. Com clones novos, a gente vai melhorando e vendo os clones bons de acordo com a resposta de altitude. O conilon subindo a altitude é mais uma opção". 

Realizada na Fazenda São Bento, de propriedade de Laurindo Bridi e Luiz Carlos Gomes, em Córrego Alto Rio Perdido, na comunidade de Itanhangá, distrito de Várzea Alegre, o 10º Noroeste Café Conilon foi um sucesso. 

"Com todas as dificuldades que passamos por conta da crise hídrica e que maltrataram as lavouras, o clima vem mudando e já estamos mais motivados. Antigamente só produzíamos o arábica, e o conilon foi chegando com muito mais força com o tempo. Hoje estamos em 680 metros de altitude. Ele tem produzido até muito bem", comentou Luiz Carlos, cuja propriedade é referência no cultivo de cafés com qualidade superior, com produção anual de 5 mil sacas de conilon e arábica.

Para a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, a hora é de colher os resultados dos trabalhos realizados por todos. "Esse é um momento de colher, mas colher não só o café conilon; é um momento de colher os frutos de um trabalho árduo e atencioso dos nossos pesquisadores, extensionistas e produtores rurais", disse.


Evento

Durante o evento foram realizados três trabalhos práticos de campo, que ministradas por profissionais da área contribuíram para uma melhor explanação dos temas.

Os pesquisadores José Altino Machado Filho, do Incaper, e Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, do Incaper/Embrapa Café, abordaram novas técnicas para a produção de café de qualidade, que possui um maior valor agregado para a venda. Nesta atividade o produtor Luiz Carlos Gomes deu grande contribuição pela sua vasta experiência.

O tema abordado pelos pesquisadores Romário Gava Ferrão e Paulo Sérgio Volpi, do Incaper, e Marcelo Antonio Tomaz, do CCA Ufes, foi o cultivo de café conilon em altitude. Tema de muito interesse dos produtores capixabas em especial da região serrana.

A poda programada de ciclo na qualidade do café foi o tema abordado pelo pesquisador Abraão Carlos Verdin Filho, pelo extensionista Caio Louzada Martin, ambos do Incaper; pela pesquisadora do Incaper/Embrapa Café Maria Amélia Gava Ferrão e pelo produtor rural Cirineu Tozzi. Assunto de extrema importância, uma vez que a poda correta é fundamental para o aumento de produção da planta. 

Gilson Tófano, Diretor Técnico do Incaper, comentou da importância do dia de lançamento da colheita do café. "Esse é um dia simbólico para todos nós, em que o Governo do Estado alerta cafeicultores e sociedade que o café não deve ser colhido antes do seu real ponto de colheita, ou seja, maduro, para posteriormente ser processado. É um espaço de discussões em torno de toda a cafeicultura, envolvendo a colheita, a pós-colheita e qualidade".

De acordo com o atual coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, o pesquisador do Incaper, o plantio do conilon é feito tradicionalmente nas áreas mais quentes do Espírito Santo, em regiões abaixo de 500m de altitude, mas os produtores de regiões mais altas começaram a demandar uma maneira de produzir Conilon tambem em temperaturas mais amenas.

Finalizando o encontro o pesquisador do Incaper Abraão Carlos Verdin, falou da importância da união entre pesquisadores e instituições em prol da cafeicultura. "Além disso, o custo de produção do conilon sempre foi menor que do arábica. Então, quando o produtor rural começou a perceber esses fatores, ele passou a buscar tecnologias, fundamentado pelo Incaper, justamente para serem atendidos. Mas nada disso seria possível sem parceiros, como os próprios produtores rurais, Ufes, professores e alunos, e diversas instituições nacionais", lembrou.




Tags:



Publicidade