Serra

Agora não tem desculpa, Hemoes Vitória aberto aos domingos - Salve Vidas

Salve Vidas Agora não tem desculpa, Hemoes Vitória aberto aos domingos

Doar sangue vai muito além da solidariedade, é um ato de amor que salva vidas. Para cada doação até quatro vidas podem ser salvas


Com o objetivo de aumentar a coleta de sangue, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, começará a funcionar a partir deste domingo (20) todos os dias da semana, das 7h às 19h, com cadastro de doador realizado até as 18h20. A ideia é fazer com que novos doadores que trabalham durante a semana e inclusive aos sábados possam aos domingos doar sangue.  

Segundo a Rachel Lacourt, diretora técnica do Hemoes, a expectativa é que a quantidade de doações nos domingos seja igual aos dos sábados. "São feitas em média 100 a 120 triagens e são coletadas em torno de 100 bolsas. Durante a semana, o Hemoes tem a média de 60 a 70 triagens com 50 a 60 bolsas coletadas. Sabemos que a população tem dificuldades de doar durante a semana e abrir domingo vai ajudar tanto a população quanto o Hemoes. Esperamos obter resultados nos domingos como temos tido aos sábados", explicou. 

Existem várias situações onde a transfusão de sangue é vital. Acidentes de trânsito, pacientes hemofílicos, com problemas de coagulação sanguínea, pacientes com graves queimaduras, anêmicos, em cirurgias e operações, e em diversas outras situações de emergência e pronto socorro.    

Quando o paciente recebe o sangue doado, ele restaura o volume de sangue normal do corpo, melhora seu sistema imunológico, aumenta a oxigenação do organismo, recebe alimento, vitaminas e hormônios do sangue, sendo imprescindível o procedimento para salvar vidas em determinados casos.


O procedimento para doar sangue é muito simples, rápido e seguro.

Inicia com o doador de sangue procurando uma das unidades do Hemoes, ou o Hemoes Móvel, que percorre diversas cidades do estado, com seu documento de identificação (Carta de Motorista, Identidade – RG ou Carteira de Trabalho). 

Ao chegar no Hemoes o doador fará uma triagem clínica, com checagem da pressão arterial, do batimento cardíaco e da temperatura, e também o exame hematológico, onde o doador faz um furinho indolor no dedo para coletar uma gota de sangue que será examinada para comprovar a saúde do sangue. Este procedimento é muito benéfico para o doador, uma vez que se detectado qualquer doença será de imediato revelado para o mesmo.    

Um breve questionário sigiloso deve ser respondido pelo doador, para a análise dos antecedentes patológicos e possíveis fatores de risco que impeçam o procedimento. Neste momento é muito importante responder com a verdade o questionário.  

Posteriormente ocorre a doação de sangue propriamente dita, realizada por um profissional de enfermagem, a doação é indolor e ocorre em aproximadamente 30 minutos.


Doações em grupo

Para grupos maiores de pessoas interessadas de doarem sangue no mesmo dia é necessário fazer o agendamento no Hemoes. Para isso basta ligar para os telefones (27) 3636-7920 ou 3636-7942 e agendar com a atendente.


Quem pode doar

Para ser doador é preciso ter de 16 a 69 anos de idade e estar acima de 60 kg, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar acompanhados e/ou autorizados pelos responsáveis.


Confira os locais para doar sangue:

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona diariamente das 07 às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20); 

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20); 

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30); 

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30); 

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).


Tags:



Publicidade