Espírito Santo

TSE mantém cassação do deputado estadual Almir Vieira - Política Capixaba

Política Capixaba TSE mantém cassação do deputado estadual Almir Vieira

Na noite desta quinta-feira (17), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, não reconhecer o recurso impetrado pela defesa do deputado estadual Almir Vieira (PRP). Em abril, o TSE havia confirmado a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), que cassou o mandato do parlamentar, esse era o último recurso possível da defesa. 

Novamente por seis votos a zero, os ministros do TSE mantiveram a cassação do parlamentar, devido a acusação feita pelo Ministério Público Eleitoral, de desvio de R$ 252,7 mil da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo que foram utilizados na campanha eleitoral do deputado estadual Almir Vieira.

Segundo a acusação do Ministério Público Eleitoral, os recursos desviados para a campanha do deputado, foi feito através de laranjas e representou 56,88% do total arrecadado pela campanha do parlamentar na eleição de 2014. Além desta ação civil julgada ontem, o deputado estadual Almir Vieira responde ainda a uma ação penal por supostas fraudes nas eleições de 2014, com desvios de R$ 1,4 milhões da mesma entidade, organização criminosa, falsidade ideológica e material por 91 vezes, falsidade na prestação de contas eleitoral também por 91 vezes, peculato e lavagem de dinheiro por 63 vezes.

O TSE agora irá notificar a Assembleia Legislativa da decisão e determinar a convocação do suplente. A suplente de Almir Vieira, é a ex-presidente do IPEM-ES e oficial de justiça Claudia Lemos (PRB), que recentemente se desincompatibilizou do cargo para disputar a eleição deste ano.


Tags:



Publicidade