Espírito Santo

Nova barragem em Jaguaré é inaugurada - Água Limpa

Água Limpa Nova barragem em Jaguaré é inaugurada

Neste sábado (12), o Governo do Estado inaugurou mais uma importantíssima obra, a Barragem Água Limpa, no município de Jaguaré.

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a barragem terá capacidade de armazenar 433 milhões de litros de água, em uma área alagada de 19 hectares, o que corresponde a 19 campos de futebol. Esse volume de água é suficiente para garantir sozinho o abastecimento de todo o município de Jaguaré por mais de 100 dias.

O evento que ocorreu no Distrito de Água limpa, contou com a presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador César Colnago; do secretário de Estado da Agricultura em exercício, Horácio Augusto Mendes de Sousa; além de outras lideranças estaduais e do município.

Na solenidade Hartung destacou a importância da construção de barragens, que esta política de Estado garante segurança hídrica para a população capixaba. Não só para o abastecimento de água para a população, mas também para a agricultura e como fonte de lazer. Relembrou ainda da visita do então Presidente em exercício, Rodrigo Maia (atual Presidente da Câmara) que em setembro de 2017 esteve no estado e acompanhou o início da obra.

"É uma alegria estar com vocês inaugurando uma obra que, em seu início, recebeu visita do Rodrigo Maia enquanto presidente da república em exercício. No Espírito Santo, tivemos forças de seguir o caminho certo. Tive que viver com incompreensões adversas, mas fizermos o certo e, hoje, podemos inaugurar essa importante obra e anunciar investimentos para o município de Jaguaré", disse o governador.

Em sua fala, o vice-governador César Colnago foi enfático na importância das barragens, e relembrou da seca que assolou o estado. "Essa barragem que entregamos hoje é um sonho que virou realidade. Passamos por uma grande seca no Espírito Santo que afetou todo mundo, e reservar água com a construção de barragens e investir em reflorestamento é fundamental para garantir os recursos hídricos", explicou. 

Horácio Augusto, secretário da Agricultura, afirmou que a barragem de Água Limpa faz parte de um amplo programa de governo que tem sido implantado no Estado. "É uma barragem que tem o tamanho de quase 20 campos de futebol e que garante água para a cidade de Jaguaré em situações de estiagem. O Programa Estadual de Construção de Barragens é uma política pública muito importante porque garante o abastecimento das pessoas e dos agricultores. Serão 60 barragens até o final deste ano", destacou.


Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê um investimento de R$ 60 milhões, para a construção de 60 reservatórios de água no interior do Estado até o ano de 2018. 

A estimativa é que com o projeto serão armazenados 67,2 bilhões de litros de água, o suficiente para garantir o abastecimento de 1,2 milhão de pessoas durante um ano inteiro, ou irrigar 22 mil hectares de café no ano.


Tags:



Publicidade