Ibatiba

Cheff Juarez Campos brilha na Cozinha Capixaba - Gastronomia

Gastronomia Cheff Juarez Campos brilha na Cozinha Capixaba

Nesta quarta-feira (9) a Cozinha Capixaba em Ibatiba teve a participação ilustre do Cheff Juarez Campos. Considerado um dos maiores gourmet do Brasil e Espírito Santo, Juarez comentou sobre a importância do projeto de valorização da cozinha capixaba. "A grande importância desse projeto chamado Cozinha Capixaba é a gente ter a oportunidade de visitar os municípios e descobrir o potencial gastronômico de cada município, conhecer os cozinheiros, fazer os cozinheiros locais se conhecerem, que é muito importante porque eles trabalham muito, mas não tem contato entre si, eles têm que ser amigos e perceber que eles juntos são muito mais fortes, que separados. Explorar receitas tradicionais que estão nos caderninhos de receitas, as receitas que eles têm na família deles e valorizar, não só o produtor local, valorizar a gastronomia local com as suas raízes".

Para o Cheff a nova tendência mundial é a valorização dos ingredientes locais, e o fim da internacionalização da gastronomia, tornando-a mais regional.

Assim o prato escolhido para ser produzido foi a carne de porco recheada com feijão tropeiro, inspirada na culinária mineira, muito influente na região de Ibatiba. Ao final dos trabalhos, todos puderam degustar e se maravilhar com o preparo de Juarez.

Para Anderson Gonçalves, empreendedor que participou do curso, a oportunidade de aprender com Campos foi muito especial, e única para abrir novos horizontes. "Tivemos retorno em conhecimento em geral, aprendizado com chefe que já rodou o mundo inteiro, aprender coisas que a gente, até então, achava que era muito difícil e se tronaram fáceis aqui hoje com o Cheff". 

Outro empreendedor que participou do curso, Marcos Poubel, destacou a importância da valorização das raízes: "Achei muito importante a iniciativa do Estado junto com as Prefeituras, para valorizar e resgatar nossa gastronomia. O próprio cheff de cozinha falou que a gente está jogando fora nossa própria origem, nossa própria gastronomia, rica, muito rica no nosso país. Então, hoje, estamos sofisticamos o que tem na nossa região, que é típica tropeira, um feijão tropeiro mais sofisticado, com um acompanhamento mais sofisticado, então, estamos enriquecendo ainda mais nossa identidade. A ideia foi muito boa".



Juarez Campos

De origem de família tradicional italiana, Juarez diferente que muitos pensam não teve sua primeira profissão ligada à culinária, mas sim à bioquímica. Mas enquanto exercia a primeira formação, o futuro cheff já tinha como hobbie o preparo de pratos especiais para a família. 

Com o passar do tempo o hobbie virou paixão e Campos abandonou a bioquímica para se tornar Cheff de Cozinha. Para isso fez diversos cursos e especializações, entre as mais importantes, se formou pela Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), pela mais conceituada escola de gastronomia a francesa Cordon Bleu (Paris), e no Culinary Institute of América (CIA), em Nova York, além de formação no Curso Master de cozinha italiana, no Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros, em Costigliole D’Asti (Itália).

Atualmente ele é o Cheff do renomado Oriundi Ristorante, professor dos cursos de gastronomia da Faculdade Novo Milênio e da Universidade de Vila Velha (ES), colunista da Revista AG (Jornal A Gazeta), e comentarista gastronômico da Rádio CBN Vitória.




Tags:



Publicidade