Linhares

1 milhão de pessoas deverão ser vacinadas no ES - Saiba mais

Saiba mais 1 milhão de pessoas deverão ser vacinadas no ES

O Governo do Estado recebeu nesta terça-feira (08) através do Ministério da Saúde do Governo Federal, um lote com 137 mil novas vacinas contra a gripe (Influenza), totalizando 836 mil doses com as vacinas anteriormente recebidas.

A gripe é uma infecção causada por vírus que afeta especialmente as vias aéreas e pulmões. A transmissão da doença ocorre quando uma pessoa saudável entra em contato com secreções (saliva, espirro, tosse, beijo, utensílios como copos e talheres) de pessoas doentes, transmitindo o vírus. 

Segundo o Ministério da Saúde, as próximas duas remessas de vacinas serão entregues nos dias 16 e 24 de maio e serão suficientes para atender todo o público-alvo capixaba.

Para receber a sua dose da vacina basta procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seu município com um documento de identificação e seu cartão de vacinação.

Danielle Grillo, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, assegura que o quantitativo total destinado ao estado contempla tanto o estoque estratégico (quantidade reservada para casos emergenciais) quanto a quantidade de doses necessárias para vacinar a público-alvo, que é de 963.932 pessoas. "A vacina chega aqui, imediatamente é dispensada para as regionais e municípios. Estas doses vão compor o estoque do Dia D, que acontece no próximo sábado (12). Vale destacar que no Dia D só serão vacinadas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde", disse.


Cobertura da vacina no Espírito Santo

Ao todo foram vacinadas no estado aproximadamente 202.000 pessoas dos grupos prioritários, o que corresponde a quase 27% do público-alvo. 

Até então, os grupos com maior cobertura são em ordem decrescente: os indígenas (34,93%), puérperas -mulheres com até 45 dias após o parto- (33,79%), idosos (33,14%), gestantes (24,88%), crianças de 6 meses a menores de 5 anos (18,06%), trabalhadores da saúde (17,82%) e professores (17,24%). 

Até o dia 1º de junho, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza ocorre em todo o Espírito Santo. A intenção principal é de vacinar 963.938 pessoas, que são o público-alvo da campanha. 


A importância da vacinação

O vírus da gripe pode infectar qualquer pessoa e geralmente é inofensivo, porém em alguns casos e grupos a atenção deve ser maior, como o dos idosos, das crianças, gestantes e das pessoas que possuem doenças crônicas ou condições clínicas especiais, têm o maior risco de desenvolver complicações.

Quando uma pessoa se vacina, seu sistema imunológico reconhece o vírus agressor e começa a produzir os anticorpos que vão combater esse mesmo vírus. Como o vírus da vacina aplicado está morto ele não se reproduz e não causa a doença. Agora o organismo da pessoa vacinada já reconhece o vírus e caso a mesma entre em contato no futuro com o vírus não ficará doente pois seu corpo já possui o antídoto para a gripe.

Assim a vacinação é a intervenção mais efetiva na prevenção e redução da gripe numa comunidade, isso ocorre porque uma pessoa vacinada deixa de proliferar o vírus e infectar outras pessoas.   

Assim não deixe de se vacinar e a sua família, o atendimento é seguro e muito rápido.


Público-alvo

- Crianças de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores de saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais;
- Povos indígenas;
- Pessoas com 60 anos ou mais;
-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior;
- População privada de liberdade;
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas;
- Funcionários do sistema prisional.


Tags:



Publicidade