Iúna

Idaf apreende 50 m³ de madeira nativa em Iúna - Meio ambiente

Meio ambiente Idaf apreende 50 m³ de madeira nativa em Iúna

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, na última semana, aproximadamente 50 metros cúbicos de madeira nativa transportados de forma irregular. A ocorrência foi registrada pelo Posto de Fiscalização Agropecuária do Instituto, na localidade de Pequiá, em Iúna, na divisa do Estado com Minas Gerais.

Um dos veículos abordados, proveniente de Machadinho dOeste, em Rondônia, transportava aproximadamente 35 metros cúbicos de madeira com o Documento de Origem Florestal (DOF), que é obrigatório, vencido. A carga seria destinada ao município de Marechal Floriano.

Outro veículo abordado, oriundo de Belo Horizonte, em Minas Gerais, continha cerca de 13 metros cúbicos de madeira nativa com a Guia de Controle Ambiental (GCA) com informações incoerentes, uma vez que o destino descrito na nota fiscal era o município de Serra (ES) e, na GCA, o município de Belo Horizonte (MG). Além disso, ao consultar os responsáveis pela carga, foi constatado que os mesmos não dispunham de pátio registrado junto ao Ibama no destino para recebimento da carga.

Nos dois casos, os responsáveis foram autuados e a carga lacrada até regularização da situação.


Documento de Origem Florestal


O DOF é uma licença obrigatória para transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de espécies nativas brasileiras, que deve ser utilizado por serrarias, construtoras, comerciantes de material de construção, fabricantes de artefatos de madeira, entre outros.

Ele é emitido a partir do sistema DOF, monitorado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e integra todos os documentos de transportes florestais estaduais e federais. O Idaf coopera com o Ibama na operacionalização do sistema DOF no Estado do Espírito Santo.


Tags:



Publicidade