Fundão

Inscrições abertas para Os Passos de Anchieta - Fé

Inscrições abertas para Os Passos de Anchieta

Caminhada, que será realizada de 31 de maio a 03 de junho, é um dos maiores eventos religiosos do Espírito Santo


As inscrições para a 21ª edição da caminhada Os Passos de Anchieta estão na reta final. A caminhada é um evento de fé, peregrinação e também de lazer e turismo, sendo um dos maiores do segmento no Estado. As inscrições podem ser feitas no site da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) ou no setor de compra da prefeitura (com Cida Rangel).

A caminhada, que será realizada de 31 de maio a 03 de junho, percorre 100 quilômetros durante os quatro dias. O trajeto é o mesmo que foi realizado pelo padre, hoje São José de Anchieta. Os andarilhos vão ter a oportunidade de conhecer as belezas de parte do litoral capixaba e de Anchieta, incluindo o Santuário Nacional de São José de Anchieta, destino final do percurso, onde será realizada a missa de acolhida dos romeiros.

A peregrinação inicia na manhã do dia 31 de abril, na Catedral Metropolitana de Vitória. Durante o percurso há paradas para descanso e lanches na Barra do Jucu, Setiba, Meaípe, Mãe-Bá e Castelhanos.

Informações: (27) 99928-2707 ou www.abapa.org.br



História dos Passos de Anchieta

Os Passos de Anchieta reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta, hoje santo, nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, a Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago. Em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida quando preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo.

O roteiro foi resgatado em 1998 e vem se consolidando como uma rota perene, a ser percorrida ou conhecida a qualquer época do ano, por qualquer trecho do percurso. Os idealizadores do projeto conceberam uma caminhada anual para efeito de promoção da iniciativa, cujo número de participantes é crescente a cada edição. Ela é realizada sempre a partir do feriado de Corpus Christi, favorecendo a disponibilidade das pessoas visto que o percurso total demanda quatro dias. Nada impede que as pessoas se disponham a fazê-lo em outra época do ano e num ritmo de caminhada que estiver mais disposto.



Durante a caminhada coletiva oficial, o percurso é realizado em quatro dias, divididos nos seguintes trechos:

1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.
2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.
3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.
4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município finalmente os 23 km finais abrangem (há rápidas paradas para lanche em Mãe-Bá e Castelhanos).


Tags:



Publicidade