Vitória

Hemoes móvel fará cadastro para doação de medula óssea - Salve Vidas

Salve Vidas Hemoes móvel fará cadastro para doação de medula óssea

A unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) já está preparada para iniciar sua agenda de programações para a realização de coletas externas durante o mês de maio. A expectativa do Hemoes é reforçar o estoque de sangue para atender com segurança as unidades hospitalares e também sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Também haverá cadastro para doações de medula óssea.

Além disso, a realização da coleta externa tem como objetivo aumentar o número de doações de sangue e manter adequados os estoques, principalmente com sangue fator RH negativo (O-, A-, B-, AB-).

Nesta semana, as ações começam nesta sexta-feira (04), em Jardim Camburi, Vitória, e no sábado (05), em Aribiri, Vila Velha. No entanto, somente nesta ação em Vila Velha não haverá cadastro para doação de medula óssea.

Até o final de maio, a unidade móvel do Hemoes também estará presente nas cidades de Brejetuba, Cariacica e novamente em Vitória.

De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, a maior necessidade no momento é o fator RH negativo, mas que é importante manter o estoque com todos os tipos sanguíneos. Ela destacou ainda que durante a campanha de vacinação contra a gripe, a doação de sangue só pode ser realizada dois dias após o doador ser vacinado.

"Esses tipos de sangue são mais raros, pois podem ser transfundidos também em pessoas de RH positivo. No entanto, é importante receber os demais fatores sanguíneos para manter o estoque. Vale ressaltar que a doação só pode ser feita dois dias após o doador tomar a vacina contra a gripe", explicou a diretora.

A diretora também ressaltou que a população também pode procurar a unidade do Hemoes nos horários normais de atendimento.

Para solicitar a unidade móvel é preciso entrar em contato com o hemocentro estadual pelo e-mail [email protected]


Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.


Programação da unidade móvel do Hemoes

04/05 (sexta-feira)

Horário: 9h às 14h

Local: Centro de Celebrações da Igreja Batista em Jardim Camburi - Av. Norte Sul, 660, Jardim Camburi, Vitória

Haverá cadastro para doação de medula óssea.


05/05 (sábado)

Horário: 8h30 às 13h

Local: Igreja Metodista Wesleyana – Rua São Luis, 105, Aribiri, Vila Velha (próximo à rua da feira de Aribiri)


09 e 10 (quarta e quinta)

Local: Faesa (campus Vitória) - Av. Vitória, 2.220, Monte Belo, Vitória

Neste local será somente cadastro para doação de medula óssea. Não haverá coleta de doação de sangue.


11/05 (sexta-feira)

Horário: 7h às 12h

Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Brejetuba - Rua Carmen Alzira de Souza, S/Nº, Bairro Bellarmino Ulyana, Brejetuba.

Haverá cadastro para doação de medula óssea.


22/05 (terça-feira)

Horário: 8h30 às 13h

Local: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Cariacica - Rodovia Governador José Sette, 184, Itacibá, Cariacia.

Haverá cadastro para doação de medula óssea.


24/05 (quinta-feira)

Horário: 8h30 às 13h

Local: Faculdade de Direito de Vitória (FDV) - Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 215, Santa Lúcia, Vitória

Haverá cadastro para doação de medula óssea.


29/05 (terça-feira)

Horário: 8h30 às 13h

Local: Faesa (campus Cariacica) - Rua São Jorge, 355, Alto Laje, Cariacica.

Haverá cadastro para doação de medula óssea.


Unidades do Hemoes

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7920 / 7921 - Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h20.


- Unidade de Coleta da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242 - Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, com cadastro até às 15h20.


- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000 / 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.


- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2800 - Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.


- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7954 - Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h.


Tags:



Publicidade