Aracruz

Sistema de sinalização horizontal e vertical será instalado - Trânsito

Trânsito Sistema de sinalização horizontal e vertical será instalado

O prefeito Jones Cavaglieri no momento da assinatura da Ordem de Serviço

O prefeito Jones Cavaglieri participou nesta quarta-feira (02/05), às 14h30, na sede do poder executivo do estado do Espírito Santo, Palácio Anchieta, da assinatura da Ordem de Serviço para Implantação do Sistema de Sinalização Horizontal e Vertical de Trânsito. O evento contou com a presença do Governador Paulo Hartung, do Diretor Geral do Detran Romeu Scheibe Neto, representantes do "Espírito Santo em Ação" e deputados estaduais.

O Diretor Geral do Detran,Romeu Scheibe, falou como essas ações podem ajudar a melhorar as condições do trânsito nas cidades capixabas. "Trata-se de um serviço muito importante para dialogarmos com quem usa as vias. E na busca para promovermos um trânsito mais seguro, estamos iniciando a semana do "maio amarelo", com uma série de ações de conscientização dos usuários. Nós acreditamos que os serviços de sinalização viária fazem parte dessa atividade de diálogo com o cidadão para termos um trânsito mais humanizado", ressalta.

O prefeito Jones comentou sobre os ganhos para o município de Aracruz. "Essa sinalização horizontal e vertical vai ajudar a organizar o nosso trânsito, facilitando a locomoção dos nossos moradores e de quem nos visita. Haverá ainda sinalização de prédios públicos, com identificação na entrada da cidade", lembra.

A sinalização de trânsito

A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias, garantindo um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Como exemplo temos as placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc, advertindo os usuários, indicando serviços, sentidos e distâncias.

A sinalização vertical é formada por placas, fixadas ao lado ou suspensas sobre a pista, que transmitem mensagens de perfil permanente. É classificada em três tipos, de acordo com sua função: Sinalização de Regulamentação. Sua finalidade é de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via; Sinalização de Advertência, aquela que tem por finalidade alertar aos usuários da via as condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza; Sinalização de Indicação tem por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse; orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também educar o usuário. Suas mensagens são informativas ou educativas.

A sinalização horizontal viária se caracteriza por utilizar linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação.


Tags:



Publicidade