Barra de São Francisco

Fies estende prazo para renovação de contrato - Educação superior

Educação superior Fies estende prazo para renovação de contrato

Prazo foi estendido devido a instabilidade e mau funcionamento do sistema SisFies ocasionado pelo grande número de acesso na última segunda-feira (30)


Estudantes de todo o Brasil que não conseguiram renovar o contrato do primeiro semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm, agora até a próxima quinta-feira (10) a oportunidade de requerer o benefício.

A medida foi sabiamente adotada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), após alunos reclamarem da dificuldade de acessar e concluir as etapas para a conclusão dos cadastros. Segundo FNDE, a instabilidade do sistema SisFies ocasionado principalmente na última segunda-feira (30) ocorreu devido ao grande número de acessos no site.

Os alunos cadastrados no Fies precisam renovar o acordo todo semestre. O que preocupa muitos alunos, da possibilidade de perder o benefício por conta da falha técnica do sistema.

Segundo o Ministério da Educação, o processo de renovação começa com o pedido, pelas instituições de ensino, de aditamento. Posteriormente os estudantes interessados acessam o SisFies e validam as informações passadas pelas instituições de ensino. Neste semestre, o esperado é que cerca de 1,1 milhão de alunos renovarão os contratos.

O MEC explica, que "caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro [Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal] para finalizar a renovação". Nos aditamentos simplificados, segundo o ministério, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.


Tags:



Publicidade