Nova Venécia

Estradas rurais recebem manutenção para a colheita do café - Agricultura

Agricultura Estradas rurais recebem manutenção para a colheita do café

Com a proximidade do período de colheita do café, a prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, intensificou os trabalhos de manutenção e construção das estradas vicinais. O objetivo é facilitar o escoamento para o produtor rural.

O mutirão teve início no mês de abril. Para dar conta da demanda, a prefeitura contratou serviços de mais três motoniveladoras (patrol) que já estão no interior juntamente com outras quatro da frota própria. A meta é recuperar mais de 8 mil quilômetros de estradas, totalizando 100% das vias rurais.

Além das principais estradas onde a produção agrícola é escoada, estão sendo priorizadas as linhas de ônibus e transporte escolar.

Para o casal de agricultores, Luzia e Laurindo Cesário, que reside no sítio Cesário, Córrego Bela Vista, a ação – além de facilitar o escoamento do café, gera economia no bolso. "É um serviço essencial para nós nesse período. Essa medida vai nos ajudar, e muito, na colheita do café, principalmente para meus filhos no trabalho diário. Transportar café em estradas que estejam adequadas quebra muito o carro e a viagem fica demorada. Uma estrada boa, como está hoje, agiliza o nosso trabalho, além de não ter que ficar consertando carro toda vez", diz dona Luzia.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Natalino Cassaro, a ideia é adiantar os serviços para o momento do transporte da carga. "Nesta época do ano registramos intenso movimento na zona rural, exigindo do poder público ações para atender o agricultor. Nos concentramos nessa ação para beneficiar a mais importante economia do nosso município, que é a cafeicultura", destaca.

O prefeito Lubiana Barrigueira (PSB) falou do impacto da ação na economia do município. "A agricultura é a nossa principal economia, por isso voltamos nossas atenções para o interior. Olhamos principalmente para os pequenos e médios produtores rurais e a nossa agricultura familiar que são os responsáveis pela maior parte da produção. Estamos concentrando nossos esforços para gerarmos oportunidades no campo. Com essa iniciativa vamos atender as necessidades do produtor", conclui o prefeito.




Tags:



Publicidade