Vitória

Eder Pontes é o novo procurador-geral de Justiça - Ministério Público

Ministério Público Eder Pontes é o novo procurador-geral de Justiça

O procurador de Justiça Eder Pontes da Silva tomou posse, no final da tarde desta quarta-feira (02), no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), para atuação no biênio 2018/2020. A solenidade de posse contou com a presença do governador Paulo Hartung, além de lideranças políticas e outras autoridades. O evento foi realizado no cerimonial Vitória Grand Hall, na capital.

Na oportunidade, o governador destacou que pesou na escolha do novo procurador o número de votos recebidos nas eleições internas e a experiência. O governador destacou a importância do Ministério Público com as atribuições previstas na Constituição e citou o combate à violência contra as mulheres, o combate à sonegação de impostos e a atuação na organização da ocupação do solo como exemplos de atuações conjuntas do Poder Executivo Estadual com o MPES. O governador também defendeu a importância da integração e unidade entre as instituições.

"A votação mostrou que tem um trabalho delicado a ser feito na instituição. Eder, eu acho que a sua trajetória e experiência lhe dá todas as condições para fazer. Os capixabas precisam muito desta instituição. Precisa que ela tenha as suas divergências, mas que tenha a unidade, e esta é a sua tarefa. Uma tarefa bonita e eu confio na sua capacidade de liderar", disse o governador.

O novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Eder Pontes da Silva, destacou a capacidade gerencial do Estado. "Senhor Governador, se o Espírito Santo é exemplo positivo de gestão, é por conta da sua hábil capacidade de administrar. A Dra. Elda e a sua equipe, da mesma forma, souberam manter as contas ministeriais no eixo, sem desatender ao princípio da eficiência", destacou Eder Pontes.


Eder Pontes

Eder Pontes da Silva foi nomeado no último dia 06 de abril, pelo governador Paulo Hartung, para o cargo de procurador-geral de Justiça. Com 167 votos, ele foi o candidato mais votado na eleição para a formação da lista tríplice, realizada no dia 23 de março.


Carreira ministerial

Eder Pontes está no Ministério Público do Estado do Espírito Santo desde março de 1993. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Ciências Contábeis pela Universidade de Vila Velha (UVV). Atuou em diversas Promotorias de Justiça no interior do Estado. Em abril de 2000, foi promovido para o cargo de promotor de Justiça substituto de entrância especial.

Atuou funcionalmente nas áreas de improbidade administrativa, fazenda pública estadual, idosos e portadores de necessidades especiais. Em períodos intercalados, atuou como promotor de Justiça-corregedor da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Exerceu atividades funcionais como assessor jurídico na Corregedoria-Geral do MPES e foi vice-presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP).

Com 152 votos, foi o candidato mais votado na eleição da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça, em 2012. Assumiu em maio daquele ano o MPES pelo biênio 2012/2014. Em 2014, como candidato único, foi reconduzido ao cargo para o biênio 2014/2016, com 207 votos.

Em 16 de março de 2015, após aberta a vaga de procurador de Justiça, Eder Pontes foi promovido por merecimento pelo Conselho Superior do MPES para o cargo de 14º procurador de Justiça. E tomou posse administrativa no cargo no dia 18 de março.




Tags:



Publicidade