Espírito Santo

Ministro visita Instituto Nacional da Mata Atlântica - Ciência

Ciência Ministro visita Instituto Nacional da Mata Atlântica

Em visita ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) nesta quarta-feira (2), em Santa Teresa, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, conheceu as pesquisas desenvolvidas e discutiu as demandas do Instituto com sua direção, representantes do governo do estado e do município.

Kassab destacou que os limites orçamentários definidos pelo governo têm sido enfrentados e o MCTIC tem conseguido apoiar as entidades vinculadas dentro de restrições assegurando a manutenção de projetos.

Fundado em 2014, o Inma incorpora o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, fundado pelo naturalista Augusto Ruschi (1915-1986) em 1949. Ruschi foi pesquisador de destaque internacional nas áreas de fauna e flora e desenvolveu extenso trabalho sobre a Mata Atlântica. O museu era vinculado ao Ministério da Cultura e passou à gestão do MCTIC.

O ministro destacou que o INMA representa "um sonho do naturalista Augusto Ruschi". "Estamos unidos para consolidar esse sonho", afirmou Kassab.

Ele ainda apontou que o MCTIC, parlamentares do Espírito Santo e o governo do estado buscarão de forma conjunta soluções para recursos e infraestrutura voltados à ampliação das atividades do Inma.

A prefeitura de Santa Teresa doou ao instituto um terreno de 24 hectares no município para expansão das atividades da entidade.

O diretor do Instituto, Sérgio Lucena Mendes, ressaltou o papel das pesquisas desenvolvidas e explicou que o desafio é estruturar sua atuação como centro de pesquisas, produzindo conhecimento e desenvolvendo ações de conservação sobre a Mata Atlântica. O INMA também possui áreas de exposição permanente e temporárias com flora e fauna de Mata Atlântica, abertas a visitação pública.

Além disso, o instituto possui importantes coleções de botânica e de zoologia. O herbário documenta a flora da Mata Atlântica, abrigando mais de 40 mil amostras de plantas, flores e amostras de madeira. Já coleção de animais tem mais de 20 mil exemplares, entre aves, mamíferos, anfíbios, répteis e peixes.

Participaram da atividade o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Reinaldo Centoducatte, o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, os vereadores do município Giovane Prando e Gregorio Venturim (foto) e gestores do município e do estado.


Tags:



Publicidade