Vitória

Pomerfest movimenta Santa Maria de Jetibá - 29ª Festa Pomerana

29ª Festa Pomerana Pomerfest movimenta Santa Maria de Jetibá

A tranquila cidade de Santa Maria de Jetibá vai ficar movimentada nos próximos dias com a 29ª Festa Pomerana – Pomerfest, que começa nesta segunda-feira (30) e vai até o próximo domingo (06). As festividades que lembram a tradição dos imigrantes pomeranos e seus descendentes vão contar com muita dança, música, culinária típica e manifestações culturais.

Colonizada em sua maioria por imigrantes europeus, Santa Maria de Jetibá é considerada uma das cidades mais pomeranas do país, e parte da população ainda mantém o hábito de praticar o idioma e tradições de seus antepassados.

No primeiro dia do evento, na segunda-feira (30), a partir das 18h, acontecerá a II Roda de Contos e Causos Pomeranos. A programação continua na quarta-feira (02), com concursos durante o dia, a partir das 13h, tendo a eleição da Vovó e do Vovô, no Centro de Vivência da 3ª Idade. Já às 18h30, na Praça Municipal, acontece a escolha da Menininha e Menininho, logo em seguida a seleção da Rainha e das Princesas Pomeranas.

O terceiro dia da festa, na quinta-feira (03), a partir das 16h, acontece na Câmara Municipal, uma Sessão Solene de Abertura da 29ª Festa Pomerana e 30º Aniversário de Emancipação de Santa Maria de Jetibá. Seguindo para a Praça Municipal, às 19h, terá a exibição do filme "Erbschafstrijd" (Acurbe). Já no Galpão Cultural, a programação segue ao som do "Esquenta" com o grupo K´TINGA e o Bloco Cachorro Preto, com início às 20h.

As atrações da sexta-feira (04) começam junto com o canto do galo, bem cedo, às 5h, quando se inicia a Alvorada com os Coros de Metais das Comunidades Luteranas pelas ruas da cidade. A festa continua bem agitada à noite, com o show da Banda Die Germanos, que começa às 22h. A programação do sábado (05) começa quase de madrugada, com a Alvorada com os Coros de Metais das Comunidades Luteranas percorrendo as ruas da cidade, e segue bem musical durante o dia com vários shows, projetos e apresentações culturais.

Para fechar com chave de ouro os festejos, a programação do domingo (06) começa às 7h, com a Alvorada com as Bandas Pommerweg’s e Pommerchor, que irão percorrer as ruas das cidades. O dia continuará com variados shows e desfiles culturais, além do almoço às 11h no Galpão Cultural. O fechamento da 29ª Festa Pomerana – Pomerfest fica por conta do show da Banda Fröhlich, que começa por volta de 22h.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba conhecer os destinos do Estado e a valorização da cultura local.

Tradição Pomerana

A cada 28 de junho, os descendentes dos imigrantes pomeranos comemoram a vinda dos primeiros parentes, vindos da Pomerânia, região compartilhada pela Alemanha e Bélgica, em busca de uma maior qualidade de vida, para o Brasil, no ano de 1859. Eles traziam na bagagem muitas histórias e tradições, que se enraizaram na nova cidade, no novo país.

Um dos costumes mais conhecidos, e que ainda é posto em prática com frequência, é a celebração e festa de casamento nos moldes pomeranos. Uma comemoração repleta de ritos e simbolismos que encantam nos detalhes. Por isso confira algumas práticas:

Convidador: Originalmente chamado de "hochtijdsbirer" e adaptando para o português, "convidador". Esse papel na organização de um casamento aos moldes da cultura pomerana, era feito em grande parte pelo irmão mais novo da noiva, que ia de casa em casa, a bordo de uma bicicleta, motocicleta ou burro, portando uma garrafa enfeitada de cachaça, convidando os moradores para comparecerem ao casamento. Os que aceitam tomam um gole da bebida, para simbolizar a confirmação da presença no matrimônio.

Vestido de noiva preto: Existem algumas histórias que explicam e justificam o uso do vestido de noiva preto com a fita verde amarrada na cintura. Uma delas diz que a cor preta simboliza o afastamento da mulher da vida social, que após o casamento vai morar com a família do marido. Outra vertente da história, fala que na antiga Pomerânia, a primeira noite da noiva era para o senhor feudal, detalhe desagradável para futura esposa, e representando uma maneira de protesto a essa regra, elas usavam preto.

Quebra de louças: O ritual com o nome "Pulteråwend", ou Quebra-louças, é um momento da festa de casamento com muito barulho e alvoroço. Neste ponto, geralmente iniciado por uma mulher de mais idade, lançando ao chão pratos de porcelana levados no bolso do avental que veste, ou levados na mão. Por ser mais velha e ter maiores conhecimentos da vida, ela trás aos noivos conselhos para o matrimônio. Sob os cacos começam as danças, e durante ela os noivos tentam juntar os pedaços, ação que é dificultada pelos convidados. O principal objetivo do ritual, além dos conselhos, é proteger os recém casados de serem prejudicados por maus olhados.

Serviço:

29ª Festa Pomerana – Pomerfest

Data: 30 de abril a 6 de maio

Local: Santa Maria de Jetibá

Como chegar: Fica a 50 km da capital Vitória. Sair de Vitória pela segunda ponte e seguir em Cariacica pela BR-262. No trevo de Alto Laje pegar a ES 080 sentido Cariacica Sede. Seguir pela ES 080 até chegar em Santa Leopoldina..

Mais informações: http://www.pmsmj.es.gov.br/festapomerana/

Programação 29ª Festa Pomerana – Pomerfest:

Segunda-feira (30)

18h - II Roda de Contos e Causos Pomeranos - Centro de Vivência da 3ª Idade

Quarta-feira (02/05)
13h - Eleição da Grootmuter un Grootfåter (Vovó e Vovô) - Centro de Vivência da 3ª Idade
18h30 - Eleição Klair määke un Klair jong (Menininha e Menininho) - Praça Municipal
Eleição da Pomerisch Köönigsch un Princëss (Rainha e Princesas Pomeranas)

Quinta-feira (03)
16h - Sessão Solene de abertura da 29ª Festa Pomerana e 30º Aniversário de Emancipação – Câmara Municipal
19h - Exibição do Filme "Erbschafstrijd" (ACURBE) - Praça Municipal
20h - "Esquenta" com Grupo K’TINGA "Stinkgrup" e Bloco Cachorro Preto - Galpão Cultural

Sexta- feira (04)
05h - Alvorada com os Coros de Metais das Comunidades Luteranas pelas Ruas da Cidade
06h30 - Apresentação de Concertina - Mercado Municipal
09h - Projeto Imigrantes do Arquivo Público - Praça Municipal
09h - Bandas Pommerweg’s e Pommerchor e demais Coros de Metais pelas Ruas da Cidade
14h - Tocadores de Concertina e Acordeon - Praça Municipal
19h30 - Desfile dos Comércios – Saída da Escola Cooperação
22h - Banda "Die Germanos" - Palco

Sábado (05)
06h - Alvorada com os Coros de Metais das Comunidades Luteranas pelas Ruas da Cidade
09h - Apresentação das Pommern Mekas - São Luís e Centro
09h - Bandas Pommerweg’s e Pommerchor e demais Coros de Metais - Comunidades do Interior
09h - Projeto Imigrantes do Arquivo Público - Praça Municipal
10h - II Concurso do Lenhador - Praça Municipal
11h - Almoço - Galpão Cultural
13h - Encenação do Casamento Pomerano - Praça Municipal
14h - Banda Eclipse do Forró - Praça Municipal
14h - Bandas Pommerweg’s e Pommerchor e demais Coros de Metais pelas Ruas da Cidade
14h - Desfile da Banda Seven Brass Band e Bloco Cachorro Preto (Saída da Biblioteca Pública)
15h - Rock da tarde com Grupo K’TINGA "Stinkgrup" e Bloco Cachorro Preto - Tenda Cultural
16h - Apresentações Culturais - Praça Municipal
19h - Show com Lucélia e Jéssica - Palco
20h - Seven Brass Band - Palco
22h - Banda Society - SC (Sensação da Oktoberfest 2017) - Palco

Domingo (06)
07h - Alvorada com as Bandas Pommerweg’s e Pommerchor pelas Ruas da cidade
09h - Desfile Histórico Pomerano - Av. Frederico Grulke
11h - Final do II Concurso do Lenhador - Praça Municipal
11h - Almoço - Galpão Cultura
11h40 - Festival de Concertina - Praça Municipal
12h30 - Apresentações Culturais - Tenda Cultural
14h30 - Tony e Banda - Palco
16h - Banda Fritz Freunden - Palco
18h - Show Nacional com Di Paullo e Paulino - GO - Palco
20h - Banda Pommern Mekas - Palco
22h - Banda Fröhlich – Palco


Tags:



Publicidade