São Mateus

Projeto torna Ticumbi em patrimônio imaterial do ES - Cultura

Cultura Projeto torna Ticumbi em patrimônio imaterial do ES

Matéria quer transformar o Ticumbi um patrimônio imaterial do Espírito Santo. O Ticumbi é um folguedo, típico do norte do Estado, encontrado no Vale do Cricaré, região entre as cidades de Conceição da Barra e São Mateus. O Projeto de Lei (PL) 74/2018 é da deputada Luzia Toledo (MDB).

A matéria encontra-se na Comissão de Justiça para a elaboração de parecer sobre a sua constitucionalidade, e depois será analisada pelos colegiados de Cultura e Finanças.

Conheça a história do Ticumbi. As Informações foram retiradas do site da artista plástica Lu Paternostro (www.lupaternostro.com)

A comemoração acontece em janeiro, homenageando São Benedito (padroeiro dos negros, pobres e oprimidos) e São Sebastião. Trata-se de uma dança coreografada, com o enredo baseado na história do "Rei de Congo" (cristão), que queria fazer a festa de São Benedito sozinho, separado do "Rei de Bamba" (pagão).

Como não há acordo entre as duas nações, a guerra é travada e seus secretários se desafiam fazendo embaixadas, em coreografias agitadas, na forma de uma luta bailada. Essa guerra inicial é denominada "primeira guerra de reis congo" ou "guerra sem travá". Quando os reis entram para guerrear, realiza-se a "guerra travada", onde os reis batem as espadas junto com seus secretários.

Suas vestimentas são bem características, formadas por longas batas brancas rendadas, calça branca larga com um friso de fita ao lado das pernas, duas fitas trançadas no peito, espadas e na cabeça um chapéu cheio de flores com fitas longas, tudo muito colorido.

Os reis aparecem com coroas de papelão, enfeitadas com papel dourado ou prateado, peitoral de espelhinhos e flores de papel, uma capa comprida e, nas mãos ou na cintura, uma longa espada.


Tags:



Publicidade